Açoriano Oriental
Cooperativa da ilha do Pico terá nova gestão e dívida será renegociada
O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje uma solução que "dá garantias de futuro" para o setor leiteiro do Pico, uma vez que a LactAçores vai assumir a gestão da LactoPico, cooperativa em risco de encerrar devido a dívidas
Cooperativa da ilha do Pico terá nova gestão e dívida será renegociada

Autor: Lusa/AO online

"Está tudo resolvido? Não, não está. Esta é uma solução que coloca o futuro do setor leiteiro da ilha do Pico numa nova perspetiva. Dá futuro a este setor”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, acrescentando que não se trata de uma "solução miraculosa" nem de uma "varinha mágica".

O presidente do Governo Regional dos Açores falava após uma audiência com o presidente da direção da LactoPico – Cooperativa de Laticínios da ilha do Pico, Jorge Pereira, e o presidente da LactAçores (União das Cooperativas de Laticínios dos Açores UCRL), Gil Oliveira.

O entendimento alcançado permite que a LactAçores assuma a gestão industrial e comercial da LactoPico e o passivo vai ter que ser renegociado.

Vasco Cordeiro disse que continua a ser necessário "muito trabalho", lembrando que continua a existir "um passivo" da cooperativa.

“Mas, aquilo que hoje se conseguiu foi exatamente esse sentido de futuro para o setor leiteiro da ilha do Pico”, sublinhou, salientando que neste processo o Governo Regional desenvolveu "um trabalho de concertação" que decorreu de forma "reservada e silenciosa indo àquilo que era o essencial".

Vasco Cordeiro sublinhou que esta solução surge também “num exercício de espírito cooperativo da parte da Lactaçores, que se disponibiliza "a auxiliar" a cooperativa Lactopico, que demonstrou "também persistência e determinação em não desistir do setor leiteiro da ilha".

O presidente do Governo açoriano reiterou que a solução “não é passar um cheque para pagar dívidas", mas opções que tragam “futuro, sustentabilidade” para o setor na ilha. Destacou ainda o papel de uma entidade bancária neste processo, a Caixa de Crédito Agrícola dos Açores, pela sua "compreensão e disponibilidade em ser parte na solução”.

O presidente da LactAçores, Gil Jorge Oliveira, explicou que a União das Cooperativas vai assumir a gestão industrial e comercial da LactoPico em conjunto com a atual direção e o passivo vai ter de ser negociado com a banca.

“Vamos tentar colaborar no sentido de produzir produtos com inovação, fazer uma economia de escala, trabalhar no sentido de aproveitar o quadro técnico que já temos a nível de industrialização e a nível de gestão", salientou.

Quanto ao presidente da cooperativa LactoPico, Jorge Pereira, salientou que foi alcançado “um bom acordo” que permite “traçar um rumo” com vista à “viabilidade” da fábrica.

Jorge Pereira disse ainda que as questões técnicas vão ser definidas "em reuniões futuras", adiantando que já está agendado para "segunda-feira" um encontro com os produtores.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.