Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

ADOTA UMA ÁRVORE



Tem como principais objetivos: - Sensibilizar para a proteção das árvores do Largo Mártires da Pátria; - Intervir estética e criativamente no Largo; - Apelar à participação da comunidade escolar num projeto comum; - Fazer com que a intervenção autorretrate/ espelhe e amplie ESAQ; - Fazer do Largo um espaço de convergência e acolhimento de turistas, visitantes e habitantes da cidade de Ponta Delgada. O processo de adoção consiste em: a) Inscrição através de preenchimento de formulário: https://forms.gle/tzmi2fx5aF3ULCzp8; b) Escolha da árvore (alvo de intervenção) a adotar; c) Apresentação de um projeto individual e/ou coletivo de intervenção criativa/ estética. d) Orientação e esclarecimentos técnicos realizados pela curadora do Projeto. Materiais e técnicas permitidas: A escolha dos materiais é livre, mas não será permitido o uso direto de tinta sobre o suporte de intervenção, assim como agrafar, pregar, ou desenvolver qualquer ação que ponha em risco a saúde das árvores. Quem pode participar: - turmas acompanhadas por um professor turmas acompanhadas por um professor (a) responsável; - grupo de alunos; - encarregados de educação; - grupos e órgãos representativos da escola (departamentos, grupos disciplinares, assembleia, Associação de estudantes, Associação de Pais e Encarregados de educação etc.) - pessoal não docente. Cronograma: - Inscrição até dia 9 de fevereiro de 2024; - apresentação de propostas até dia 29 de fevereiro de 2024; - reunião com curadoria do projeto (em data a designar); - desenvolvimento de projetos a partir de 10 de março. Curadoria: Dra. Paula Mota (Artes Visuais) Coordenação: Projeto Cultural de Escola/ Plano Nacional das Artes

ADOTA UMA ÁRVORE

Tem como principais objetivos:

- Sensibilizar para a proteção das árvores do Largo Mártires da Pátria;

- Intervir estética e criativamente no Largo;

- Apelar à participação da comunidade escolar num projeto comum;

- Fazer com que a intervenção autorretrate/ espelhe e amplie ESAQ;

   - Fazer do Largo um espaço de convergência e acolhimento de turistas, visitantes e habitantes da cidade de Ponta Delgada.

O processo de adoção consiste em:

a)       Inscrição através de preenchimento de formulário: https://forms.gle/tzmi2fx5aF3ULCzp8;

b)      Escolha da árvore (alvo de intervenção) a adotar;

c)       Apresentação de um projeto individual e/ou coletivo de intervenção criativa/ estética.

d)      Orientação e esclarecimentos técnicos realizados pela curadora do Projeto.

 

 

Materiais e técnicas permitidas:

A escolha dos materiais é livre, mas não será permitido o uso direto de tinta sobre o suporte de intervenção, assim como agrafar, pregar, ou desenvolver qualquer ação que ponha em risco a saúde das árvores.

 

Quem pode participar:

- turmas acompanhadas por um professor turmas acompanhadas por um professor (a) responsável;

- grupo de alunos;

- encarregados de educação;

- grupos e órgãos representativos da escola (departamentos, grupos disciplinares, assembleia, Associação de estudantes, Associação de Pais e Encarregados de educação etc.)

- pessoal não docente.

- Colaboradores e parceiros;

- Comunidade.

Cronograma:

- Inscrição até dia 9 de fevereiro de 2024;

- apresentação de propostas até dia 29 de fevereiro de 2024;

- reunião com curadoria do projeto (em data a designar);

- desenvolvimento de projetos a partir de 10 de março.

 

Curadoria:

Dra. Paula Mota (Artes Visuais)

 

Coordenação:

Projeto Cultural de Escola/ Plano Nacional das Artes

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Região recorre menos às energias renováveis" é a manchete do Açoriano Oriental
Segundo a manchete do Açoriano Oriental, a produção das energias renováveis hídrica, geotérmica e eólica baixou, mas produziu-se mais energia nos Açores devido ao fuel.
 
“O processo da Madre Teresa D´Anunciada não se compadece com pressas ou empurrões”, diz reitor do santuário
Missa de encerramento da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres teve esta especial intenção pela religiosa que impulsionou este culto há mais de 300 anos.
 
Hospital de Santa Maria esclarece que não há surto de ‘legionella’ na unidade
O Hospital Santa Maria esclareceu hoje que não tem conhecimento formal do processo de fiscalização instaurado pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), considerando que não é correto dar a entender que existe um surto de 'legionella'.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados