Açoriano Oriental
CGTP/Açores diz que há 34 mil açorianos sem emprego
A CGTP/Açores garantiu esta quinta-feira que o "número real" de desempregados na região é de 34 mil pessoas, o que corresponde a uma taxa de 27%, alertando para a "situação preocupante" vivida pelos açorianos.
CGTP/Açores diz que há 34 mil açorianos sem emprego

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o coordenador da CGTP/Açores, Vítor Silva, a taxa de desemprego oficial na região, revelada na quarta-feira pelo Instituo Nacional de Estatística (INE), é de 16,2%, mas “somando outros indicadores complementares, como o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis, e os inativos disponíveis, mas que não procuram emprego, o número real ultrapassa os 34 mil”.

 

“As consequências da crise económica e das chamadas políticas de austeridade têm os seus efeitos mais fortes sobre os trabalhadores e as camadas mais desfavorecidas da população”, frisou, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

 

Baseando-se nos dados oficiais do INE, o coordenador regional da CGTP frisou que os Açores foram a região que registou o maior aumento de desemprego, em relação ao ano anterior, passando de 11,5% em 2011 para 15,3% em 2012.

 

Segundo Vítor Silva, desde o início de 2011 até ao 4.º trimestre de 2012, “foram destruídos mais de seis mil postos de trabalho em termos líquidos”.

 

“Em 2012, faliram 52 empresas na região, mais de 93% do que em 2011,quando faliram 27”, frisou, acrescentando que foi “o segundo maior aumento percentual do país”, de acordo com dados do Instituto Informador Comercial.

 

O dirigente sindical salientou que, em 2013, “já entraram em tribunal nove processos de insolvência, quando, em 2012, até à mesma data (8 de fevereiro), havia apenas três processos”.

 

Vítor Silva realçou ainda que os jovens até aos 35 anos representam 40% do total dos desempregados, o que tem levado a um aumento da emigração, ainda que não se conheçam estatísticas sobre esta matéria.

 

O coordenador da CGTP disse que o desemprego de longa duração “está a crescer” e que apenas 40% dos desempregados têm acesso a uma prestação de desemprego.

 

Nesse sentido, Vítor Silva apelou aos trabalhadores açorianos para participarem na Jornada Nacional de Ação e Luta da CGTP, no sábado.

 

Para esse dia, estão convocadas duas manifestações naregião: em Ponta Delgada (concentração às 15:00 nas Portas da Cidade) e em Angra do Heroísmo (às 10:30, no Alto das Covas).

 

No Faial, será realizado um plenário sindical no centro da Horta, seguido da distribuição de comunicados à população, no dia 15, às 14:30.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados