Açoriano Oriental
Casa-Museu Manuel de Arriaga entre os finalistas do Prémio Melhor Museu 2012
A Casa-Museu Manuel de Arriaga, o Museu da Baleia, na Madeira, e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha são os três finalistas do Prémio Melhor Museu Português 2012 promovidos pela Associação Portuguesa de Museologia.
Casa-Museu Manuel de Arriaga entre os finalistas do Prémio Melhor Museu 2012

Autor: Lusa/AO online

De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, os prémios da entidade, que distinguem anualmente a atividade na área da museologia nacional, vão ser anunciados a 14 de dezembro, em Lisboa.

"Pela primeira vez temos três entidades que concorrem ao prémio de Melhor Museu Português, sendo que representam todo o país", sublinhou o responsável.

Fundada em 1965, a APOM atribui os galardões desde 1997, e os prémios referem-se ao ano anterior da atribuição.

No ano passado, o vencedor nesta categoria, uma das principais, foi o Museu do Papel, em Santa Maria da Feira.

O palmarés reúne mais de duas dezenas de categorias, para distinguir museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

João Neto revelou à Lusa que este ano serão incluídas mais duas categorias: uma para premiar o apoio das embaixadas para a realização de exposições ou projetos museológicos, e outra para premiar a melhor loja de um museu do país.

Para Personalidade do Ano na Área da Museologia 2012, a APOM já tinha anunciado a escolha da museóloga Madalena Braz Teixeira.

Os prémios são atribuídos pela APOM para "incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus", segundo a associação, distinguindo ainda, entre outros, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projeto museográfico.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados