Açoriano Oriental
Ambiente
Caldeira Velha com Centro Interpretativo
A Caldeira Velha na Ribeira Grande vai ter um Centro de Interpretação cuja obra orçada em mais de 300 mil euros será executada pela Empresa Fernando Vieira Silva, num prazo de 180 dias.
Caldeira Velha com Centro Interpretativo

Autor: Ana Carvalho Melo

A assinatura do contrato para a construção desta obra foi assinado esta sexta-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho, entre Marco Sousa, administrador-delegado da empresa “Ribeira Grande Mais” e Fernando Vieira, da empresa construtora, estando presente o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva.

O Centro de Interpretação da Caldeira Velha tem como função essencial a explicação dos valores ambientais presentes no local de elevado valor, visando dinamizar e enriquecer a visitação do Concelho da Ribeira Grande; despertar para a educação ambiental associada à interpretação dos valores de paisagem e espaço natural; criar rotas interpretativas de património natural e arquitetónico no Concelho; desenvolver o conhecimento dos habitats, assim como a sua diversidade faunística e florística.
O pequeno edifício de 110 m2 será inserido no lugar, com materiais que procuram uma inserção na paisagem (nomeadamente o aço corten e a pedra) e com um formalismo que apela ao visitante que chega.

O edifício funciona como um percurso, na sucessão total dos espaços: entrada, informação, exposição, cafetaria e gift shop e auditório. È um espaço minimalista, sem qualquer acessório, apenas com pequenas estruturas (denominadas de móveis) que funcionam como esculturas e que englobam a zona reservada da cafetaria e a área da gift shop. Deste modo, e num espaço relativamente reduzido, foi possível criar zonas distintas que podem funcionar autonomamente ou integradas num roteiro completo de quem visita o local.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados