Açoriano Oriental
Cacilheiro de Joana Vasconcelos parte hoje para representar Portugal na Bienal de Veneza
O cacilheiro "Trafaria Praia", transformado em obra de arte pela artista Joana Vasconcelos, vai partir hoje de Lisboa, com destino a Veneza, para representar Portugal na Bienal de Arte deste ano.
Cacilheiro de Joana Vasconcelos parte hoje para representar Portugal na Bienal de Veneza

Autor: Lusa/AO online

De acordo com o atelier da artista, em Lisboa, o cacilheiro, que foi alvo de remodelação e do projeto artístico no estaleiro Navaltagus, no Seixal, vai partir para Veneza às 10h00, do Terminal de Santa Apolónia.

A embarcação será rebocada por um navio especial que a levará para o seu destino final, os Giardini, zona nobre da exposição internacional de arte de Veneza.

A chegada a Veneza do "Trafaria Praia" está prevista para 20 de maio.

A artista conseguiu autorização da organização da Bienal para que o barco se desloque durante a exposição e transporte um máximo de 75 passageiros.

O projeto de Joana Vasconcelos - em forma de pavilhão flutuante - com uma intervenção têxtil no interior e um painel de azulejos em redor, com uma vista panorâmica de Lisboa, vai competir com projetos de cerca de uma centena de países.

O projeto da artista, com curadoria de Miguel Amado, é apoiado pela Direção-Geral das Artes, responsável pela representação de Portugal na Bienal de Veneza e também pela Transtejo, que cedeu o cacilheiro para ser transformado em obra de arte itinerante.

Depois de ter transportado 11 milhões de pessoas durante 51 anos, o cacilheiro "Trafaria Praia" é transformado em obra de arte e voltará a ser usado em Veneza, manobrado por quatro tripulantes da Transtejo.

Este "pavilhão flutuante" de Portugal abre ao público a 01 de junho, na Bienal de Arte de Veneza 2013.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.