Açoriano Oriental
Buscas por veleiro e dois tripulantes prosseguem em alto mar nos Açores

As buscas para tentar localizar dois tripulantes de um veleiro, que navegava a cerca de 330 milhas náuticas (660 quilómetros) a leste de São Miguel, nos Açores, prosseguem esta sexta-feira, mas sem vestígios da embarcação, nem dos dois velejadores.

Buscas por veleiro e dois tripulantes prosseguem em alto mar nos Açores

Autor: Lusa/AO online

O porta-voz da Marinha, Fernando Fonseca, adiantou à agência Lusa que "as buscas foram retomadas hoje ao nascer do sol, estando empenhada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa C-295, a corveta António Enes e seis navios mercantes que estavam perto do local".

O veleiro BRIGHT, de bandeira italiana, navegava com dois tripulantes, um deles de nacionalidade italiana, com cerca de 50 anos, e outro romeno, de cerca de 30, segundo o porta-voz da Marinha, revelando que a embarcação tinha saído da Horta (Faial) com destino a Málaga (Espanha).

Inicialmente a Marinha indicou que os dois tripulantes eram de nacionalidade italiana.

"Até ao momento só foram encontrados três coletes salva-vidas e umas caixas, objetos que não se sabe ainda se pertencem à embarcação", acrescentou.

O alerta do desaparecimento do veleiro foi recebido às 13:48 horas locais (mais uma hora em Lisboa) de quarta-feira pelo COSPAS SARSAT, "um sistema automático que é acionado sempre que há um contacto com água", tendo a Marinha desencadeado uma operação de buscas com a corveta António Enes, uma aeronave C-295 da Força Aérea, dois navios mercantes e um de pesca, de acordo com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC).

Na quinta-feira, as buscas foram realizadas numa área de 300 milhas náuticas quadradas, mas já hoje "a área para tentar localizar a embarcação e os tripulantes foi alargada", disse Fernando Fonseca, indicando que a operação vai manter-se durante o dia até ao pôr do sol.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados