Açoriano Oriental
Bruxelas quer melhorar eficiência de portos marítimos
A Comissão Europeia quer melhorar as operações portuárias e ligações à rede de transportes em 319 grandes portos marítimos da Europa, incluindo 13 em Portugal continental e regiões autónomas, foi hoje anunciado em Bruxelas.
Bruxelas quer melhorar eficiência de portos marítimos

Autor: LUSA/AOnline

Para tal, Bruxelas tenciona apresentar, ante do verão, propostas destinadas a reduzir a burocracia e as formalidades administrativas nos portos.

Por outro lado, a 'Comissão Barroso' propõe procedimentos mais abertos e transparentes para a seleção dos prestadores de serviços portuários e regras para prevenir a fixação de preços abusivos pelos prestadores com direitos exclusivos.

No intuito de centrar no cliente a atividade portuária, a proposta institui um comité consultivo dos utentes portuários.

A Comissão identificou 319 portos marítimos europeus de importância fundamental para o bom funcionamento do mercado interno e a economia europeia, através da rede transeuropeia de transportes, 83 dos quais integram a “rede principal”.

Em Portugal, foram identificados 13 portos: Aveiro, Caniçal, Funchal, Horta, Lajes das Flores, Lisboa, Ponta Delgada, Portimão, Porto, Leixões, Porto Santo, Praia da Vitória, Setúbal e Sines (o que tem maior volume de tráfego).

Segundo dados de Bruxelas, em 2011, transitaram pelos portos europeus cerca de 3.700 milhões de toneladas de mercadorias (em mais de 60.000 escalas de navios de comércio). No total de tráfego, 70% correspondia a granéis e 18% a contentores.

A Comissão Europeia prevê que o tráfego de mercadorias que transita pelos portos da UE cresça 50% até 2030, o que poderá ser uma oportunidade de crescimento económico e de criação de entre 110.000 e 165.000 novos postos de trabalho.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados