Açoriano Oriental
Autoridades com meios reforçados durante as festas do Santo Cristo
A Câmara de Ponta Delgada, reforça no fim de semana a recolha do lixo e as equipas de limpeza, no âmbito das festas do Santo Cristo, um evento que levará mais presença policial às ruas.
Autoridades com meios reforçados durante as festas do Santo Cristo

Autor: Lusa/AO Online

 

“Este ano vamos reforçar a colocação de contentores, bem como papeleiras e o nosso pessoal vai fazer mais passagens para ir fazendo a limpeza”, afirmou o presidente do município, José Manuel Bolieiro, reconhecendo que “há pontos negros na cidade” em matéria de deposição de lixo, “mas também continua a haver comportamentos menos cívicos”.

De acordo com a autarquia, entre o Campo de São Francisco, palco da festa, e a avenida marginal, estarão 102 contentores para lixo indiferenciado e reciclagem de plástico e metal, sendo que este ano estes recipientes terão maior capacidade de armazenamento.

José Manuel Bolieiro adiantou também que durante os dias de festa será aplicado um plano de circulação para regular o tráfego rodoviário no local, que inclui várias alterações, nomeadamente quanto ao posicionamento das viaturas de emergência, de modo a melhor servir quem delas precisar.

“Estamos a introduzir este ano aquelas que foram preocupações notadas e que justificam aperfeiçoamentos relativamente à organização dos transportes de emergência”, referiu José Manuel Bolieiro.

Este ano, a autarquia disponibiliza 30 lugares de estacionamento na avenida marginal de Ponta Delgada destinados a pessoas portadoras de deficiência, sendo que os táxis estarão posicionados em mais locais da cidade.

O município deliberou este ano atribuir uma verba de 25 mil euros à Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a que acresce a componente logística de apoio à festa religiosa que atrai milhares de pessoas a Ponta Delgada.

Já a PSP informou que o plano de segurança estabelecido para as festas contará com efetivos sediados em Ponta Delgada, mas também de outras esquadras da ilha de São Miguel, e inclui um posto móvel junto ao forte de São Brás.

“A PSP gostaria de apelar uma vez mais para a colaboração da população no cumprimento dos cortes de trânsito/restrição de trânsito e das indicações dadas por elementos policiais”, recomenda a PSP.

Quanto ao estado do tempo para o fim de semana, a delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu uma previsão especial, dando conta de que o céu estará “com boas abertas e vento a soprar bonançoso a moderado”, com temperaturas a rondar os 12º a 13º graus de mínima e 17º a 18º de máxima.

Os principais momentos das maiores festas religiosas da ilha de São Miguel, as duas procissões e a missa campal, serão transmitidos em direto pela RTP/Açores.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados