Atuneiros da Madeira a pescar nos Açores vão ter observadores a bordo

Atuneiros da Madeira a pescar nos Açores vão ter observadores a bordo

 

Lusa/AO online   Regional   30 de Jan de 2015, 10:25

O Diretor Regional das Pescas revelou, no Funchal, que na próxima safra do atum as embarcações madeirenses que pescarem no mar dos Açores vão aderir ao Programa de Observação para as Pescas nos Açores (POPA).

“A Madeira mostrou abertura para apoiar o embarque de observadores em atuneiros madeirenses”, disse Luís Costa, frisando que o POPA “atribui a certificação 'dolphin safe' e 'friend of the sea' à pescaria do atum, uma garantia de qualidade para os pescadores açorianos que querem exportar os produtos para os EUA, por exemplo”.

Luís Costa falava no final de uma reunião com o Diretor Regional das Pescas da Madeira, onde foram debatidos “assuntos de interesse para as pescarias das duas Regiões Autónomas, nomeadamente a constituição do conselho consultivo regional das regiões ultraperiféricas e a gestão das pescarias do atum nos Açores e Madeira”.

O Diretor Regional das Pescas adiantou que “em breve, em data ainda a confirmar, haverá na Madeira uma demonstração do Programa POPA”.

O POPA, instituído por portaria regional como ferramenta para a gestão e monitorização das pescarias nos Açores desde 1999, tem fornecido informação para os vários agentes dos setores das pescas, nomeadamente para os pescadores, investigadores e indústria, sendo financiado pelo Governo dos Açores.

Outro dos temas debatidos nesta reunião, segundo Luís Costa, foi “a instalação do secretariado do conselho consultivo regional das regiões ultraperiféricas nos Açores”, medida que “conta com o apoio da Madeira” e permitirá que o arquipélago dos Açores "tome a dianteira na defesa dos interesses da pesca das regiões ultraperiféricas”.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.