Açoriano Oriental
Atlas do priolo vai contar exemplares desta ave em vias de extinção
Um grupo de meia centena de voluntários vai participar, a 28 e 29 de junho, no II Atlas do Priolo, uma iniciativa que visa obter uma estimativa dos exemplares desta espécie, que apenas existe em S. Miguel, nos Açores.
Atlas do priolo vai contar exemplares desta ave em vias de extinção

Autor: Lusa/AO Online

A contagem dos priolos decorrerá nos concelhos de Nordeste e Povoação, na Zona de Proteção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, que é o único local do mundo onde vive esta pequena ave em risco de extinção.

O Atlas do Priolo, organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) em colcaboração com a Secretaria Regional do Ambiente, é considerado essencial para acompanhar a evolução da população desta espécie, permitindo ainda recolher informação importante para a planificação de medidas tendo em vista a sua preservação.

Os voluntários, que terão formação teórica e prática nos dias que antecedem a realização desta iniciativa, vão tentar contar a população mundial de priolos na manhã de 28 de junho, regressando ao terreno na manhã do dia seguinte para cobrir zonas que não foram cobertas ou de mais difícil acesso.

A população de priolo está atualmente estimada entre 500 e 800 casais, o que representa uma evolução positiva ao longo da última década, na sequência de várias iniciativas realizadas na zona nordeste de S. Miguel para preservar o habitat e promover a recuperação da espécie.

Esta melhoria permitiu alterar o seu estatuto de proteção, tendo o priolo deixado de ser uma espécie ‘Criticamente em Perigo de Extinção’, para ser uma espécie ‘Em Perigo de Extinção’.

Entre as iniciativas que permitiram obter este importante resultado, encontra-se o programa LIFE Priolo, que terminou em 2008, a que se seguiu o LIFE Laurissilva Sustentável, que termina este ano.

Este projeto visa conservar e recuperar os habitats naturais de floresta de laurissilva e de turfeiras de altitude no nordeste de S. Miguel, abrangendo a Serra da Tronqueira e as turfeiras do Planalto dos Graminhais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.