Açoriano Oriental
Assoreamento e obstruções continuam a ser principais problemas nas ribeiras
Assoreamentos e obstruções continuam a ser os principais problemas registados nas ribeiras dos Açores, revela um relatório apresentado, que avaliou 510 quilómetros de cursos de água nas nove ilhas entre junho e setembro.
Assoreamento e obstruções continuam a ser principais problemas nas ribeiras

Autor: Lusa/AO online

“Foram avaliados cerca de 510 quilómetros de extensão de ribeiras (310 quilómetros de nova avaliações e cerca de 200 quilómetros de avaliações do ponto de vista da situação relativo aos formulários do ano anterior), envolvendo 197 bacias hidrográficas distintas”, afirmou o secretário regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, na apresentação do documento, em Ponta Delgada.

Desde 2012 que é realizado anualmente no arquipélago o relatório do estado das ribeiras nos Açores, que compila por amostragem dados generalizados sobre o estado dos cursos de água regionais, incidindo na identificação de situações de risco ou que necessitam de manutenção.

“Apesar do aumento da extensão avaliada em 2014, verificou-se uma diminuição do número de ocorrências registadas”, referiu o governante, alegando que a maioria das ocorrências se prende com assoreamentos e obstruções resultantes do desenvolvimento vegetal e da dinâmica fluvial.

Os casos de instabilidade de infraestruturas e abandono de resíduos correspondem a 10%.

Luís Neto Viveiros destacou que este tipo de relatório permite a identificação de intervenções necessárias, mesmo quando as situações identificadas são da responsabilidade de outras entidades públicas ou privadas, e o planeamento de ações consideradas prioritárias no âmbito dos serviços da Direção Regional do Ambiente.

O governante frisou que a tarefa de zelar pelo bom estado das ribeiras nos Açores "não é só do governo", mas sim de todos, e acrescentou que as ações de sensibilização levadas a cabo têm permitido "melhorar o cenário".

"As coisas não estão todas resolvidas, nem nunca estarão. É com a atenção especial de todos que conseguiremos dormir mais descansados", afirmou Luís Neto Viveiros.

Para o diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, o risco é inerente à própria realidade de se viver em ilhas e obriga a um alerta permanente de todos.

“Acho que não devemos estar absolutamente descansados. Devemos preocupar-nos e precaver-nos para a eventualidade dessas ocorrências e se assim fizermos a probabilidade de o risco nos bater à porta é, certamente, diminuto”, afirmou Hernâni Jorge.

Os Açores contam com uma rede hidrográfica com cerca de 7.000 quilómetros, distribuída por mais de 700 bacias hidrográficas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados