Açoriano Oriental
Associação Agrícola S. Miguel crítica cortes no apoio ao gasóleo
O presidente da Associação Agrícola de S. Miguel, nos Açores, criticou o corte de dois milhões de euros nos apoios ao gasóleo agrícola, alegando que a medida vai contribuir para a descapitalização do setor.
Associação Agrícola S. Miguel crítica cortes no apoio ao gasóleo

Autor: Lusa/AO online

 

“Este é um corte muito acentuado. Podemos perceber as razões que o Governo queira apresentar, mas obviamente que a nós compete-nos como defensores do setor mostrar a nossa indignação”, afirmou Jorge Rita aos jornalistas, após uma reunião com o secretário regional dos Recursos Naturais.

Para o representante dos agricultores micaelenses, todos os cortes feitos nos custos de produção "têm sempre efeito negativo no rendimento”, alegando que esta decisão do Governo açoriano “vai criar um problema grande” e “merece outras medidas de apoio”.

“As ajudas que estão sendo dadas pelo Governo Regional neste momento são inferiores aquilo que o Governo Regional já nos tirou este ano”, disse Jorge Rita, acrescentando que além deste corte de dois milhões de euros no gasóleo acresce a retirada de mais um milhão de euros para a importação de cereais.

Jorge Rita recordou que a agricultura é um “setor vital” na economia regional e merece, por isso, uma atenção especial.

O secretário regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros justificou que a decisão agora tomada ao nível do gasóleo agrícola se prende com a necessidade de “efetuar alguns ajustamentos” internos.

“É uma medida de reajustamento que foi necessário tomar nesta fase da vida da agricultura e da secretaria. Estamos naturalmente atentos às implicações que isso tem no setor”, disse Luís Neto Viveiros.

Na reunião esteve ainda em discussão as condições atmosféricas e os apoios, a atual situação do setor leiteiro na região e a possibilidade de se criar um fórum para debater o desmantelamento da quota leiteira, envolvendo produtores, executivo, industriais, distribuidores e consumidores.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.