Açoriano Oriental
Arquipélago sob aviso laranja por causa da chuva
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta quarta-feira para um agravamento do tempo nos Açores por causa da chuva e do vento, colocando todas as ilhas sob aviso laranja.
Arquipélago sob aviso laranja por causa da chuva

Autor: Lusa/AO Online

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, refere-se à chuva e abrange todas as nove ilhas açorianas até às 19:00 de hoje.

O IPMA alerta ainda para vento com "rajada máxima" (101 a 130 quilómetros por hora) nos grupos central (Pico, Faial, S. Jorge, Graciosa e Terceira) e ocidental (Flores e Corvo) até às 7:00 de quinta-feira, colocando estas ilhas sob aviso amarelo por causa desta previsão.

Por causa destes avisos, a Proteção Civil nos Açores emitiu um comunicado em que pede "comportamentos adequados", sobretudo "nas zonas mais sensíveis".

Entre outras coisas, a Proteção Civil pede e aconselha a que se mantenham desobstruídos os "sistemas de escoamento das águas" e que se retirem "inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento".

Devem ainda manter-se limpos os sistemas de drenagem e consolidar-se telhados, portas e janelas.

Na estrada, deve ser feita uma "condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias", diz a Proteção Civil.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados