Aposta na oferta qualificada de trilhos valoriza os Açores como Destino de Natureza

Aposta na oferta qualificada de trilhos valoriza os Açores como Destino de Natureza

 

Ana Carvalho Melo   Regional   16 de Jun de 2015, 18:48

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou que a aposta do Governo dos Açores na oferta qualificada de percursos pedestres, sendo já mais de 80 os trilhos homologados na Região, valoriza o arquipélago como Destino de Natureza.

“Os trilhos são um dos produtos mais procurados pelos turistas que visitam a Região”, afirmou Luís Neto Viveiros, que assinalou a abertura do novo trilho pedestre entre Porto do Calhau e a Canada das Adegas, na freguesia da Candelária, concelho da Madalena, percorrendo parte dos cerca de 7,5 km de percurso.

Este trilho, recentemente homologado pela Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres, em que têm assento diversas entidades e departamentos do Governo, nomeadamente do turismo e do ambiente, pretende dar a conhecer à população e aos visitantes da ilha as particularidades da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, classificada desde 2004 como Património Mundial da UNESCO.

O percurso entre o Porto do Calhau e a Canada das Adegas faz-se pelo caminho da costa e por antigas canadas que serpenteiam por entre currais de vinha, núcleos habitacionais costeiros, ruinas de antigos núcleos, poços de maré e ‘descansadouros’, estruturas murais em que se repousavam as cestas transportadas a pé.

O trilho, inserido na Área da Paisagem Protegida e Parque Natural de Ilha, permite observar diversas espécies de flora e fauna endémicas, elementos caraterísticos da geodiversidade da paisagem vulcânica que molda todo o território.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.