Açoriano Oriental
António Ventura é o candidato PSD/CDS à câmara de Angra do Heroísmo
O social-democrata António Ventura apresentou na quinta-feira à noite a sua candidatura à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, em coligação com o CDS-PP, alegando que o município necessita de uma "voz reivindicativa".
António Ventura é o candidato PSD/CDS à câmara de Angra do Heroísmo

Autor: Lusa/AO Online

"Necessitamos de uma voz reivindicativa. Precisamos de uma câmara e de uma assembleia municipal que bata o pé, que diga não a esta centralização interna promovida pelo PS", salientou, acusando a autarquia de estar "submissa perante o poder regional".

"É uma postura humilhante e repugnante, que jamais aceitaremos. Levam-nos tudo, foi a Lotaçor, foi o Comando da Polícia, foi a direção de finanças, foi o aviãozinho da SATA e, agora, querem levar a saúde", acrescentou.

António Ventura defendeu que Angra do Heroísmo deve ser potenciada como "cidade tauromáquica", prometendo "simplificar os processos de obras e de licenças para festas tradicionais e touradas".

O social-democrata salientou que é preciso "incentivar sinergias" para gerir melhor os recursos, alegando que "não é preciso construir mais", mas "aproveitar" o que já existe.

O candidato prometeu apoiar a compra de medicamentos para idosos e criar protocolos para levar médicos de família às freguesias, bem como aumentar as bolsas de estudo e apoiar a primeira deslocação de jovens que estudam fora.

"Criaremos uma incubadora de empresas e um programa municipal de apoio às micro e pequenas empresas e envolveremos a Universidade dos Açores", salientou, acrescentando que a coligação pretende reivindicar a construção da nova escola de enfermagem e construir um pavilhão desportivo no campus universitário.

António Ventura propôs a construção de um centro de estágios, a correção das ruas do centro histórico, a criação de um programa de reabilitação urbana, a melhoria da cobertura da rede ‘wireless’, mais investimentos na cultura e um combate às térmitas com menos burocracia.

"Vamos levar a câmara às pessoas, pois faremos atendimentos nas freguesias", salientou, alegando que a lógica de proximidade está adjacente a todas as ideias da coligação.

António Ventura, vice-presidente da bancada parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa dos Açores, candidata-se pela segunda vez à autarquia de Angra do Heroísmo, este ano em coligação com o CDS-PP, tendo sido apresentado como candidato à presidência da assembleia municipal o líder regional centrista, Artur Lima.

O PS lidera a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo há 16 anos, mas nas últimas eleições ganhou sem maioria absoluta, tendo elegido três vereadores, contra três do PSD e um do CDS-PP.

Artur Lima realçou que em quatro mandatos o PS teve cinco presidentes de câmara em Angra do Heroísmo, alegando que o concelho tem sido governando "através de golpes palacianos, por interesses partidários, favorecimentos a amigos socialistas e empresas do regime".

Por sua vez, o líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, considerou que só com a coligação Angra do Heroísmo poderá "aspirar a sair do marasmo em que mergulhou nos últimos anos", acusando o candidato socialista à autarquia, antigo secretário regional da Educação, de ser "o principal responsável pela verdadeira tragédia que representa o insucesso e o absentismo escolar nos Açores".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados