Açoriano Oriental
Ante-estreia do documentário "Santa Maria Connection"
Decorre este sábado, pelas 21h30, a antestreia do documentário "Santa Maria Connection" no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila do Porto.
Ante-estreia do documentário "Santa Maria Connection"

Este documentário de 55 minutos, produzido pela Horizonte Filmes e realizado por Eberhard Schedl, conta a história do passado recente do Aeroporto de Santa Maria, relatando o acordo celebrado entre Portugal e os Estados Unidos da América para a construção de um aeroporto nesta ilha dos Açores.

 Recorde-se que, durante a II Guerra Mundial, os Estados Unidos persuadiram Salazar a conceder-lhes facilidades em Santa Maria.

As longas e difíceis negociações entre os EUA e Portugal levaram ao acordo celebrado entre os dois países, acabando por culminar na construção do aeroporto e na vinda dos militares norte-americanos para a ilha, onde instalaram eletricidade, infraestruturas e, como é referido na sinopse, oportunidades.

 Após o fim da guerra, os americanos partiram, permanecendo o aeroporto civil, que se revelou de extrema importância nas travessias do Atlântico, fazendo com que Santa Maria vivesse uma época dourada.

O Governo dos Açores, apoiou a realização deste documentário, comparticipando a pré-produção e a realização.


A antestreia contará com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes, em representação do Presidente do Governo          
 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados