Açoriano Oriental
Angra do Heroísmo vai ter primeira "pequena biblioteca livre do país"
A primeira Pequena Biblioteca Livre do país vai ser lançada na quinta-feira em Angra do Heroísmo, nos Açores, para promover um projeto de "literacia comunitária" que existe em dezenas de países em todo o mundo.
Angra do Heroísmo vai ter primeira "pequena biblioteca livre do país"

Autor: Lusa/AO Online

Em declarações à Lusa, José Guilherme Silva, membro da organização Confraria dos Livros, explicou que o projeto visa "promover a literacia e o gosto pela leitura através da troca grátis de livros" por via da instalação de pequenas estruturas, de "pequenas bibliotecas/livrarias livres", dinamizadas "no seio da comunidade".

"Na sua forma mais básica, uma Pequena Biblioteca Livre é uma caixa cheia de livros, geralmente em formato de casinha, ou outras, a onde qualquer pessoa pode levar um livro, trazendo, por troca, um outro livro para compartilhar", explicou, referindo tratar-se de uma iniciativa criada em 2009, nos Estados Unidos da América, pela organização sem fins lucrativos Little Free Library.

"Apesar de este projeto estar divulgado em todos os estados dos EUA e em 40 países em todo o mundo, verifica-se que nunca houve ninguém que tenha montado uma em Portugal", acrescentou.

Segundo a Confraria dos Livros, uma organização informal sem fins comerciais "criada para este efeito" e registada na organização norte-americana, pretende-se "disseminar" este modelo nos "mais variados sítios", seja em locais interiores ou exteriores, comerciais ou públicos.

José Guilherme Silva adiantou que "ainda antes de arrancar", o projeto tem "colhido interesse de muitas pessoas" localmente "e não só", estando prevista a instalação, até final de junho, de mais três unidades, duas em Angra do Heroísmo e uma na Praia da Vitória.

Para já, a primeira unidade vai ser lançada no espaço da Quinta dos Açores, estando preparada com um 'stock' de mais uma centena de livros, sendo, de forma rotativa, disponibilizados entre 20 a 40 títulos.

"É uma seleção dimensionada ao compromisso que queremos que as pessoas tenham quando vierem trazer e levar livros para garantirmos qualidade e uma boa selecção de livros que fidelize utilizadores", explicou, referindo que cada livro terá um símbolo da instituição e uma "gestão cuidada".

O projeto pressupõe ainda que cada Pequena Biblioteca Livre "esteja mapeada a nível mundial" através do portal da organização (littlefreelibrary.org) que, em janeiro de 2014, quantificou em cerca de 15 mil registadas em todo no mundo.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados