Açores vão implementar cuidados paliativos em 2015

Açores vão implementar cuidados paliativos em 2015

 

Lusa/AO Online   Regional   26 de Nov de 2014, 12:34

Os Açores vão avançar em 2015 com a criação das primeiras equipas e camas hospitalares para cuidados paliativos, anunciou hoje o secretário regional da Saúde, Luís Cabral.

Falando no debate do Plano e Orçamento dos Açores para 2015, no plenário da Assembleia Legislativa Regional, na Horta, Luís Cabral disse que vão ser criadas dez "equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial e Pico".

Além disso, "os internamentos de cuidados paliativos serão criados nos três hospitais da região" (São Miguel, Terceira e Faial), acrescentou.

Segundo Luís Cabral, está já pronto "para adjudicação o projeto de adaptação" de um piso do hospital de Ponta Delgada, "de modo a permitir a criação de dez camas".

Um estudo da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) revelado em outubro concluiu que os Açores, a par dos distritos de Aveiro, Leiria e Santarém não têm cuidados paliativos e que metade dos doentes referenciados morre sem acesso a este tipo de assistência.

Na mesma intervenção, o secretário regional da Saúde reiterou a intenção do Governo dos Açores de alargar os cuidados continuados atualmente prestados nas ilhas.

O orçamento regional prevê 2,4 milhões de euros para, em 2015, serem "disponibilizadas mais de duas centenas de camas de cuidados continuados integrados" e criadas 16 equipas "domiciliárias de apoio integrado".

Essas equipas trabalharão em Santa Maria (uma), São Miguel (cinco), Terceira (duas), Faial (uma), Pico (três), São Jorge (duas), Graciosa (uma) e Flores (uma).

Além disso, o executivo regional prevê "dar início" em 2015 "à rede regional de cuidados continuados de saúde mental", para dar "melhor resposta e maior autonomia a estes doentes", disse Luís Cabral.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.