Açoriano Oriental
Açores são a região mais católica de Portugal
Os Açores são a região mais católica do país e onde mais se reza, revela um estudo apresentado em Fátima realizado pela Universidade Católica e patrocinado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Açores são a região mais católica de Portugal

Autor: Lusa/AO online

Na Região Autónoma dos Açores “temos 91,9% de católicos, num quadro claro da região mais compactamente católica do universo da geografia das identidades em Portugal”, disse o coordenador do inquérito, Alfredo Teixeira.

No caso dos Açores e da Madeira, regiões nas quais o inquérito se centrou, “a afirmação católica faz decrescer significativamente a presença de minorias religiosas”, enquanto “a Madeira apresenta a menor diversidade religiosa”, sublinha.

Nos Açores, a proporção mais elevada de católicos situa-se no escalão etário entre os 15 e os 24 anos (21,2%) e, no arquipélago da Madeira, entre os 25 e os 34 anos (22,5%), enquanto que em Portugal continental o maior número de católicos encontra-se na faixa etária daqueles que têm mais de 65 anos.

O estudo complementa o inquérito nacional apresentado em abril, intitulado “Identidades Religiosas em Portugal: representações, valores e práticas”, realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.