Execução Orçamental

Açores registam saldo positivo de quase 57 milhões de euros até outubro

Açores registam saldo positivo de quase 57 milhões de euros  até outubro

 

Ana Carvalho Melo   Regional   26 de Nov de 2012, 08:28

Os Açores registaram nos primeiros dez meses de 2012 uma receita de 814,5 milhões de euros e uma despesa de 757,6 milhões, tendo a receita efetiva, até ao final do mês de outubro, sido superior em 56,9 milhões de euros em relação à despesa efetiva verificada no mesmo período, de acordo com dados revelados esta segunda-feira pelo GACS.

Nota do GACS refere que Governo Regional dos Açores, de acordo com o mais recente relatório mensal de Execução Orçamental da Direção-Geral do Orçamento, do Ministério das Finanças, continua a cumprir as metas orçamentais definidas e os compromissos assumidos pela Região.  

"O relatório comprova, no âmbito da despesa, o acentuado esforço de contenção das despesas de funcionamento, nomeadamente através de uma redução de 8,6% na aquisição de bens e serviços correntes e de uma diminuição de 10,7% nas despesas com pessoal", revela o GACS.

No âmbito da receita, é destacada a evolução verificada nos fundos comunitários na sequência do reembolso dos investimentos públicos efetuados, a qual registou, até outubro do corrente ano, um acréscimo de 29,3% relativamente ao período homólogo do ano anterior, aumentando 18,1 milhões de euros e atingindo já 79,9 milhões de euros de receita.

É também destacado que o saldo orçamental positivo de 56,9 milhões de euros resulta de uma redução da despesa (-7,1%), que foi superior à variação da receita efetiva (-2,9%).


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.