Açoriano Oriental
Açores dizem ter legislação para garantir preservação ambiental com chegada das 'low cost'
O Governo dos Açores assegura que a atual legislação é suficiente para garantir a preservação ambiental das ilhas face ao previsível aumento de turistas com o início da operação das 'low cost' a partir de final do mês.
Açores dizem ter legislação para garantir preservação ambiental com chegada das 'low cost'

Autor: AO/Lusa

 

“Os Açores tem regulamentação bastante vasta e tanto é que, face a essa legislação e às medidas que têm sido implementadas, temos sido galardoados ano após ano relativamente à questão da sustentabilidade ambiental”, afirmou o diretor regional do Turismo, João Bettencourt, em declarações à Lusa.

A partir de 29 de março, as ligações entre as ilhas de São Miguel e Terceira e o continente passam a ser liberalizadas, permitindo a operação nos Açores de duas companhias aéreas de baixo custo (Raynair e Easyjet), que vão voar, para já, apenas para a maior ilha açoriana (São Miguel).

Para o diretor regional do Turismo, as ilhas "têm capacidade" para garantir a sua sustentabilidade ambiental com o previsível aumento de turistas, mas garantiu que executivo estará "sempre atento e aberto a regulamentação mesmo promovida pelos privados", caso estes entendam que "determinadas zonas necessitem de um tratamento especial".

“Mas, neste momento, não se vislumbra essa necessidade, porque os Açores têm efetivamente uma base legal bastante vasta que cobre toda a região quer em terra, quer nas áreas marítimas”, acrescentou.

O arquipélago tem legislação ambiental que consagra em cada uma das ilhas dos Açores um parque natural, responsável por gerir todo o património natural dessa ilha, dando garantias de proteção dos recursos naturais, segundo o executivo regional.

“Neste momento, qualquer ilha dos Açores tem legislação enquadradora. Poderá eventualmente nalguma atividade em particular ter de se criar nova regulamentação, mas isso a seu tempo se verá”, disse ainda João Bettencourt.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados