Açoriano Oriental
Açores com "pico de incidência" da gripe sazonal no Carnaval
A gripe sazonal terá o "pico de incidência" nos Açores na altura do Carvanal, alertou o secretário Regional da Saúde, informando estar em curso uma campanha de vacinação com 20 mil unidades, três mil delas por administrar.
Açores com "pico de incidência" da gripe sazonal no Carnaval

Autor: Lusa/AO online

Luís Cabral, que falava aos jornalistas após uma reunião, na Praia da Vitória, com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha Terceira, explicou que, segundo dados da Direção-geral da Saúde, "neste momento", se verifica "o pico de incidência gripal a nível do continente", situação que deve ocorrer nos Açores no final de fevereiro e início de março.

"Estatisticamente, os Açores têm o seu pico de incidência cerca de duas a três semanas depois do pico no continente, ou seja, na altura do Carnaval", informou.

"Como é uma altura de convívio e de maior aglomerado de pessoas, é fundamental que os grupos de risco estejam vacinados para que possam estar protegidos", advertiu Luís Cabral.

O titular da pasta da Saúde no Governo Regional dos Açores apelou, por isso, à adesão à campanha de vacinação, em curso desde outubro de 2013, disponibilizada de forma gratuita a pessoas com mais de 65 anos, grávidas e grupos de risco.

O responsável referiu já terem sido administradas 17 mil das 20 mil vacinas disponibilizadas pelos centros de saúde açorianos, tendo informado que o Serviço Regional de Saúde na presente campanha de vacinação, que tem um custo de 90 mil euros, aumentou a sua cobertura populacional com "mais sete mil vacinas".

Segundo Luís Cabral, as três mil vacinas por administrar "são suficientes" para, acrescentou, evitar que "os centros de saúde venham a destruir vacinas por não administração".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados