Açoriano Oriental
Escola
EPROSEC - Escola Profissional

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

À Descoberta da Cultura Açoriana


Imagem2

No dia 3 de junho o centro histórico de Ponta Delgada acolheu cerca de 450 participantes no peddy paper “À Descoberta da Cultura Açoriana”. Este é um projeto promovido pela EPROSEC na comemoração do seu 30º aniversário, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, que tem como objetivo sensibilizar formandos, participantes e o público em geral para o trabalho em inclusão, a valorização da cultura e a sustentabilidade.

As atividades foram pensadas e planeadas pelos alunos finalistas do curso profissional Técnico de Animação Sociocultural, com a ajuda à execução dos adereços da turma do 2º ano do curso Técnico de Apoio Psicossocial.

Foram convidadas a participar as seguintes entidades:  EBI/JI Engenheiro José Cordeiro; CDIJ-Porto Seguro; Aurora Social; Centro Intergeracional dos Arrifes; Escola Secundária Domingos Rebelo.

O peddy paper percorreu vários pontos da cidade, mas foi no Campo de São Francisco e nas Portas da Cidade que os participantes foram desafiados a experienciar artes e ofícios tradicionais, alguns dos quais orientados por profissionais das áreas. A sustentabilidade foi trabalhada na escolha rigorosa dos materiais, na sua utilização e na conceção das atividades.

O peddy paper “À Descoberta da Cultura Açoriana” constituiu um grande desafio para estes formandos da EPROSEC, pois implicou uma complexa preparação logística e de materiais, com a criação de dezenas de atividades que decorram em simultâneo para diferentes públicos-alvo.

O projeto contou com o apoio das seguintes entidades: Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Unileite, McDonald’s, Museu Militar dos Açores, Boa Fruta, AJM Cordeiro, Lagarta, Barber Shop, La Bamba Bazar, Solidaried’Arte, Avlis, Accional, Irmandade do Senhor Santo Cristo, Oficina Museu de Capelas, Sr. Bento Silva, Sr. Hugo Raposo e a Designer Salomé Belo Marques.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Líder do PCP diz que presidente da AR "esteve mal" ao "permitir vulgarizar" racismo
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, disse hoje não aceitar “declarações racistas e xenófobas que promovem o ódio” e considerou que o presidente da Assembleia da República “esteve mal” ao “permitir vulgarizar” esse tipo de discurso.
 
Presidente da Iniciativa Liberal defende “reforma estrutural” para a saúde
O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que “vai ficar aquém das necessidades dos portugueses” o programa de emergência do Governo para a saúde e defendeu uma “reforma estrutural” com contributos dos setores social e privado.
 
Temido é contra fecho de fronteiras para resolver problema das migrações
A cabeça de lista do PS às europeias afirmou hoje que não defende a construção de infraestruturas para fechar as fronteiras da União Europeia como solução para os problemas das migrações, “mas há quem o faça”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados