Açoriano Oriental
80% das massas de água nos Açores têm boa qualidade mas há problemas a resolver
Cerca de 80% das massas de água existentes no arquipélago dos Açores são de "boa ou excelente qualidade", mas há problemas, como a eutrofização das lagoas ou a intrusão salina, que é preciso resolver.
80% das massas de água nos Açores têm boa qualidade mas há problemas a resolver

Autor: Lusa/AO Online

 

Os dados resultam de um estudo efetuado no âmbito do Plano de Gestão da Região Hidrográfica dos Açores, que está a ser revisto pelo Governo Regional, e que prevê que até 2027 se possa reduzir substancialmente a percentagem de águas de má qualidade.

"Das 121 massas de água que constam do plano, 80% delas são de boa ou excelente qualidade", disse o diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, em declarações aos jornalistas, na Horta, acrescentando que esta percentagem é superior à registada no resto do país.

Segundo explicou, os maiores problemas verificados atualmente nos Açores devem-se ao fenómeno de eutrofização das lagoas (especialmente em São Miguel e nas Flores) e à "intrusão salina" em lençóis de água subterrâneos, nas ilhas do Pico e da Graciosa.

A eutrofização traduz-se na presença excessiva de nutrientes na água, originando um desenvolvimento também excessivo de matéria orgânica.

"Relativamente ao combate à eutrofização, iremos concluir a aprovação dos planos de ordenamento das bacias hidrográficas das lagoas, e em relação à intrusão salina nas massas subterrâneas, iremos desenvolver um estudo que vise colmatar ou minorar esse problema", adiantou Hernâni Jorge.

Para já, está a decorrer um período de consulta pública sobre o Plano de Gestão da Região Hidrográfica dos Açores, que permite que qualquer pessoa possa denunciar problemas ou deixar sugestões sobre a qualidade da água nas ilhas.

"Pretende-se que os cidadãos possam participar na definição das principais questões que devem ser consideradas nesta revisão do plano, identificando os principais riscos para os recursos hídricos e fazendo sugestões que visem uma melhor valorização da água na Região", sublinhou.

Para facilitar essa participação pública, o executivo açoriano, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, criou uma plataforma eletrónica no endereço: http//serviços.srrn.azores.gov.pt/form/PGRHA.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados