Açoriano Oriental
700 km de cabo de fibra ótica ligam Flores e Corvo ao mundo (Vídeo)
Em final de outubro, o Grupo Ocidental está em pé de igualdade com as restantes ilhas, com a instalação do cabo submarino. Os trabalhos começam quinta-feira, pelo navio IT Interceptor, completando o anel dos cabos submarinos dos Açores no final de setembro.
Carregando o video...

Autor: Ana Paula Fonseca

 O IT Interceptor arranca amanhã com os trabalhos completando o anel dos cabos submarinos dos Açores no final de setembro. Depois, a meados de outubro, avança a empreitada final de ligação pela Portugal Telecom, que antevê a sua conclusão a 31 de outubro, num projeto a ser executado pela Viatel - Tecnologias de Comunicação S.A.

A equipa de reportagem esteve ontem a bordo do  Internacional Telecom para conhecer o navio que vai ligar o Grupo Ocidental ao resto do arquipélago e ao mundo, num projeto cujo investimento  é da ordem dos 20 milhões de euros (Governo da República e União Europeia). 
A instalação do cabo de fibra ótica, a cargo da Fibroglobal (ver caixa), abrange sete ilhas e 12 concelhos. Aquela empresa fica comprometida a cobrir 50% da população de cada um dos concelhos, construindo  uma rede que irá cobrir 78 lugares com cerca de 9 mil UAs (unidades de alojamento) de residência habitual, permitindo às populações e empresas ter acesso a serviços avançados de alta velocidade. Para disponibilizar o acesso à rede de alta velocidade nos concelhos das ilhas  das Flores e Corvo foi necessária a implantação do cabo submarino que irá ligar estas duas ilhas às restantes ilhas do arquipélago. 

 * Leia a reportagem na integra, na edição imprensa do Açoriano Oriental de quarta-feira 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados