Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores


284710713_171179148680144_1157344683356140146_n

Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada foi o palco da final regional da 4.ª edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores, a primeira a ser realizada num formato presencial.

Promovido pela Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, pela Escola Básica Integrada Canto da Maia e pela Escola Básica Integrada Roberto Ivens, o Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores é uma competição digital que incide sobre as nove ilhas dos Açores, nas temáticas de História, Cultura, Geografia, Literatura, Botânica, Etnografia e Biologia, entre outras, e destina-se a crianças e jovens que frequentam, no arquipélago dos Açores, os três ciclos de escolaridade do ensino básico e do ensino secundário.

No presente ano letivo, inscreveram-se 33 escolas da Região (29 unidades orgânicas e 4 escolas privadas), o que resultou num total de mais de dois mil alunos que a jogar ficaram a conhecer melhor a cultura geral dos Açores.

Nesta final regional, que teve lugar na manhã do dia 9 de junho, competiram 26 alunos das nove ilhas do Arquipélago, com representações em todos os ciclos de escolaridade. Os alunos do ensino secundário jogaram em inglês, na categoria Azores Quiz. O evento foi apresentado pelo jornalista Carlos Rodrigues e contou com a participação musical de Rafael Carvalho, eloquente embaixador da Viola da Terra.

Para além da competição, os alunos tiveram oportunidade de participar num roteiro cultural que incluiu visitas guiadas ao Museu Militar e ao Museu Carlos Machado, assim como um passeio pelo centro histórico de Ponta Delgada e uma ida às Furnas.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Líder do PCP diz que presidente da AR "esteve mal" ao "permitir vulgarizar" racismo
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, disse hoje não aceitar “declarações racistas e xenófobas que promovem o ódio” e considerou que o presidente da Assembleia da República “esteve mal” ao “permitir vulgarizar” esse tipo de discurso.
 
Presidente da Iniciativa Liberal defende “reforma estrutural” para a saúde
O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que “vai ficar aquém das necessidades dos portugueses” o programa de emergência do Governo para a saúde e defendeu uma “reforma estrutural” com contributos dos setores social e privado.
 
Temido é contra fecho de fronteiras para resolver problema das migrações
A cabeça de lista do PS às europeias afirmou hoje que não defende a construção de infraestruturas para fechar as fronteiras da União Europeia como solução para os problemas das migrações, “mas há quem o faça”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados