Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Torneio de Futsal 2023


image (1)

No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, a turma A, do décimo ano, trabalhou os seguintes domínios: Direitos Humanos (Igualdade de Género no Desporto); Saúde (Saúde e Desporto) e Empreendedorismo (Desporto Solidário).

   Para desenvolver os domínios ‘Direitos Humanos’ e ‘Saúde’, os alunos colaboraram com o grupo disciplinar de Educação Física na organização do Torneio de Futsal 2023 (2.º Semestre), e o tema da ‘Igualdade de Género no Desporto’ com equipas mistas, desempenhando as tarefas de arbitragem, apoio à organização e animação musical. 

   Para desenvolver o domínio ‘Empreendedorismo’, foi organizada uma angariação de fundos cujo valor obtido reverteu para o projeto “Melika” (65 euros), através da venda de produtos alimentares saudáveis e de cadernos alusivos ao projeto. 

 

   Feito o balanço, concluiu-se que a atividade foi bem sucedida, realçando os seguintes aspetos positivos: disponibilização de tempo de aulas das disciplinas de Educação Física, Filosofia, Matemática, Física e Química; espírito de entreajuda na preparação do torneio; cumprimento das regras definidas para a utilização dos balneários no pavilhão e interação com o público na criação de um ambiente propício e divertido para todos os participantes em geral. 

   Por outro lado, também foram identificados alguns aspetos menos positivos: apesar de não ser responsabilidade da turma, verificou-se o não cumprimento das regras na utilização das bancadas e nas casas de banho, assim como a falta de sacos de lixo no recinto, o que fez com que as bancadas ficassem sujas; por último, o preçário da barraca foi alterado devido a não corresponder ao que estava a ser vendido. 

   Em suma, os alunos consideram que o torneio, de uma forma geral, correu bem e agradecem a todos os que contribuíram para a realização desta atividade escolar. 

Turma A, do décimo ano

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada precisa de ser atualizado
João Paulo Medeiros, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) passa em revista o incêndio no HDES, a luta por melhores condições de trabalho dos bombeiros e as dificuldades que a maior corporação dos Açores enfrenta
 
“Sou defensor de uma Europa das Nações que não perca a sua identidade”
José Pacheco, candidato do Chega pelos Açores nas eleições para o Parlamento Europeu do dia 9 de junho admite que o objetivo do partido é ganhar as eleições e alerta para a necessidade de inverter a “subsidiodependência” dos Açores em relação à Europa
 
Bispos portugueses realizam visita “Ad Limina” ao Vaticano de 20 a 24 de maio
Bispo de Angra afirma que juntamente com “relatório” sobre a Igreja açoriana leva “no coração todos os homens e mulheres dos Açores”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados