Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher



No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.

Este painel resultou de um trabalho de pesquisa efetuado pelos diferentes alunos e foi divulgado à comunidade escolar sob a forma de um powerpoint, que foi projetado em área de grande visibilidade na escola. Algumas das mulheres que marcaram a História ao longo da sua vida e que “desfilaram” na Escola Secundária de Lagoa neste seu dia foram Marie Currie (que, entre outros feitos, descobriu dois elementos da tabela periódica); Patrícia Mamona (campeã mundial de triplo salto); Mata Hari (dançarina exótica e espia, transformou-se num símbolo da ousadia feminina) , Michelle Obama (46ª primeira dama dos Estados Unidos, tem atuado há vários anos na luta contra o preconceito racial) Heidy Lamarr (inventora da base do WiFi), Amália Rodrigues(símbolo das cantigas nacionais), Rosa Parks (símbolo dos direitos civis dos negros) e Ada Lovelace (criou o algoritmo para a maquina de calcular).

   Este foi um dia feliz, em que a escola recebeu a visita de uma mulher inspiradora dos nossos dias, Ana Pires, uma mulher astronauta análoga, que também está a deixar o seu nome gravado na História, e de outros visitantes. A turma C do 10º ano congratula-se pela sua participação nesta efeméride e pela forma dinâmica e interessante como apresentou as mulheres, seres fortes, guerreiros e capazes de mostrar que o poder de uma mulher nunca deve ser subestimado.

Eva Moniz, 10ºC, nº7

Fabiana Eleutério, 10ºC, nº 8

Júlia Martins, 10ºC, nº 12

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Centro de Saúde da Lagoa passa a dispor de Serviço de Atendimento Urgente (SAU)
A Unidade de Saúde da Ilha São Miguel informou que a partir das 16h00 de hoje, 8 de maio de 2024, o Centro de Saúde da Lagoa passa a dispor de um Serviço de Atendimento Urgente (SAU) que funcionará todos os dias das 8h às 24h e que se destina ao atendimento de situações pouco urgentes (vulgo: azuis e verdes).
 
Marinha presta apoio após incêndio no HDES
O Comando da Zona Marítima dos Açores (CZMA), em apoio ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), no âmbito da calamidade ocorrida no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, no dia 4 de maio, disponibilizou 30 cobertores, 50 fronhas, 2 macas, 3 planos duros, além de capacidade de transporte diversificada, constituída por um autocarro de 27 lugares, dois camiões pesados, um camião ligeiro, três viaturas de 9 lugares e uma carrinha com caixa frigorífica.
 
PJ investiga incêndio no hospital
O Departamento de Investigação Criminal dos Açores da Polícia Judiciária está desde sábado a investigar as causas do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, sabe o Açoriano Oriental.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados