Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores



As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.

A inseminação artificial das fêmeas é uma técnica amplamente desenvolvida e executada com altos níveis de sucesso. É possível, consultar na base de dados da Associação ou em catálogos anuais as características físicas dos machos disponíveis no mercado (nacional e internacional) de transação de sémen. Faz parte da base de dados todo o histórico do animal, incluindo o pedigree e as suas características. A seleção dos machos é realizada pelo criador/lavrador tendo em conta os parâmetros que melhor se adequam aos objetivos da sua lavoura por exemplo, valorizar a quantidade de músculo ou valorizar a quantidade de gordura na carne… O sémen é adquirido e preservado até à inseminação em azoto líquido (-196◦C). Cada tubo de sémen é identificado com os dados do animal e com o sexo que será manifestado pelas crias.

Embora maior parte deste processo de seleção artificial gire em torno do sémen (gâmetas masculinos) os oócitos têm 50% da responsabilidade do sucesso de todo este processo. A inseminação artificial de sémen é realizada por um técnico da Associação durante o período de ovulação da vaca.

De modo a maximizar a rentabilidade do sémen adquirido, uma fêmea com boas características pode ser submetida uma superestimulação ovárica e libertar vários oócitos de uma única vez que serão recolhidos para fertilização in vitro. Por este processo serão obtidos  vários embriões (todos com origem nos mesmos progenitores) que podem ser implantados em várias vacas da lavoura, que servirão de “barriga de aluguer”. Deste modo, é possível obter várias crias com as características pretendidas num curto espaço de tempo.

Para além da área da reprodução assistida a Associação Agrícola também presta serviços de apoio aos lavradores nomeadamente as análises ao leite. Os parâmetros de análise consistem na quantidade de leite produzida (litros/ano por cada vaca) e a qualidade do leite.

Quanto à qualidade do leite é tido em conta a percentagem de proteína e de elementos essenciais que este contém e caso seja necessário realizar ajustes na alimentação do animal. Neste sentido, a Associação também presta serviços à análise dos solos pois um solo pobre em sais minerais ou com um pH desajustado não permite um bom desenvolvimento da pastagem e consequentemente a alimentação dos animais será afetada.

Atualmente, os lavradores têm acesso a uma aplicação no telemóvel que monitoriza em tempo real a saúde e o bem estar do animal por exemplo, se está na época do cio; se já se alimentou ou se tem febre, entre outras informações. Esta monitorização é realizada através de uma coleira/pulseira colocada no animal que através de um chip transmite os dados para o telemóvel.

Foi uma manhã, muito bem passada na companhia do técnico Carlos Ferreira que amavelmente nos convidou e acompanhou nesta visita. Por fim, foi lançado o desafio ao grupo de entrarem no curso especializado de inseminação artificial uma vez  que área que se encontra com falta de profissionais. Para aceder ao curso, lecionado na Associação Agrícola é necessário ter concluído o 12º ano, ter carta de condução e não ser daltónico.

Turmas 12ºA e 12ºB

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Centro de Saúde da Lagoa passa a dispor de Serviço de Atendimento Urgente (SAU)
A Unidade de Saúde da Ilha São Miguel informou que a partir das 16h00 de hoje, 8 de maio de 2024, o Centro de Saúde da Lagoa passa a dispor de um Serviço de Atendimento Urgente (SAU) que funcionará todos os dias das 8h às 24h e que se destina ao atendimento de situações pouco urgentes (vulgo: azuis e verdes).
 
Marinha presta apoio após incêndio no HDES
O Comando da Zona Marítima dos Açores (CZMA), em apoio ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), no âmbito da calamidade ocorrida no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, no dia 4 de maio, disponibilizou 30 cobertores, 50 fronhas, 2 macas, 3 planos duros, além de capacidade de transporte diversificada, constituída por um autocarro de 27 lugares, dois camiões pesados, um camião ligeiro, três viaturas de 9 lugares e uma carrinha com caixa frigorífica.
 
PJ investiga incêndio no hospital
O Departamento de Investigação Criminal dos Açores da Polícia Judiciária está desde sábado a investigar as causas do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, sabe o Açoriano Oriental.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados