Autor: Lusa/AO Online
O programa ("Start Up Açores") é destinado aos "empreendedores regionais, nacionais e internacionais" e "assume como um dos seus eixos prioritários a instalação nos Açores de empresas na área tecnológica e científica" e assim dar também "um contributo ativo e efetivo ao desenvolvimento da região", segundo explicou Vasco Cordeiro.
Na inauguração do Centro de Formação e Certificação Técnica da Portugal Telecom (PT), em Ponta Delgada, o presidente do Governo açoriano sublinhou a estratégia de construção de uma economia baseada no "conhecimento e na inovação", onde são também "peças essenciais" os parques tecnológicos das ilhas de São Miguel e Terceira.
Destacando a aposta nas áreas tecnológica e científica para "o crescimento económico e criação de emprego", Vasco Cordeiro assegurou que o Governo Regional tem "várias medidas em curso", referindo o caso dos "trabalhos de preparação do novo sistema de incentivos às empresas para que se possa traduzir num salto qualitativo na economia e afirmação da região a nível nacional e europeu".
Sobre o novo centro da PT, o presidente do Governo dos Açores frisou que além da qualificação dos recursos humanos da empresa, a inauguração da nova estrutura e o protocolo com a Escola de Novas Tecnologias dos Açores é reveladora de "uma atitude proativa" de valorização e qualificação dos recursos humanos, que disse ser importante na atual conjuntura quer por parte das empresas, como por parte dos trabalhadores.
“Nós não enjeitamos esta responsabilidade, não recusamos esta responsabilidade. Bem pelo contrário, assumimo-la com toda a frontalidade e com toda a clareza, nomeadamente com a criação de medidas e ações que possam potenciar esta aposta na qualificação do fator humano, no reforço da capacidade empreendedora e na prioridade a uma economia das áreas tecnológica e cientifica que constituem um dos alicerces para o crescimento económico e para a criação de emprego", acrescentou.