Autor: Lusa/AO Online
"Além das prioridades em termos de negócio, temos a prioridade de continuarmos a operar em temos de máxima eficácia e eficiência. Por isso, temos um grande desígnio de aumento da produtividade, mas há um outro objetivo de continuar a sermos uma empresa de referência em termos de capacidade de atrair e reter o melhor talento que existe no paÍs", afirmou Francisco Nunes, administrador da PT na área dos recursos humanos.
O responsável falava em S. Miguel, nos Açores, na abertura do Centro de Formação e Certificação Técnica da PT que vai dar habilitação técnica em telecomunicações a colaboradores e "service providers PT", mas também a alunos dos cursos profissionais e/ou de especialização tecnológica da Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) ao abrigo de um protocolo hoje celebrado.
Este protocolo permite integrar jovens em início de atividade profissional no mercado de trabalho no quadro dos programas de estágio da PT, possibilitando a realização "até três estágios profissionais anuais em operações nacionais ou internacionais" da empresa.
Francisco Nunes sublinhou ser este o "segundo grande centro de certificação a seguir a Torres Novas", sendo o objetivo certificar em Ponta Delgada, "em média, até 100 técnicos" por ano, "podendo a certificação ser revalidada de dois em dois anos mediante avaliação da perfomance mensal".
O mesmo responsável destacou ainda os dois programas de recursos humanos que a PT desenvolve desde 2007.
O primeiro, Trainees, é vocacionado para recém licenciados, tendo Francisco Nunes acrescentado que "no ano passado foram criados cerca de 300 novos empregos na PT" e "vão continuar a ser contratados cerca de 100 jovens por ano".
Quanto ao programa Academia PT, funciona ao nível das áreas operacionais e comerciais, sendo que "este ano serão cerca de 250 novas academias".
Nos Açores, "entre 2007 e 2012, foram realizados 153 estágios e contabilizadas 112.600 horas de formação, das quais 24% em estágios curriculares e 76% em estágios profissionais".
A Academia PT integra atualmente três turmas incorporando 25 estagiários, 56% dos quais com habilitações equivalentes a licenciatura.
César Malheiro, diretor das operações e negócios dos Açores da PT, referiu que o programa de academias contribui para "aumentar a empregabilidade num contexto de adversidade macroeconómica extremamente complicado" e "rejuvenescimento dos quadros", assinalando ainda o envolvimento de diversos parceiros locais, entre eles a Escola de Novas Tecnologias e escolas profissionais.
-
Açores abrem candidaturas para bolsa de estágio em Bruxelas
As candidaturas para a bolsa de estágio no Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores, em Bruxelas, abrem, a partir de segunda-feira, e o estágio tem uma duração de 12 meses com uma bolsa mensal de dois mil euros, foi anunciado.
-
Cultura e Social
Documentário dá voz às mulheres do mar dos Açores para proteger o oceanoO documentário “Mulheres do Mar – Açores” junta as vozes de 49 açorianas com uma “profunda ligação emocional” ao oceano e o objetivo de valorizar o papel das mulheres e alertar para a proteção da biodiversidade marinha