s
Convento da Esperança em Ponta Delgada vai ter nove quartos para doentes deslocados

O Convento da Esperança, que acolhe o Santuário do Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, nos Açores, deverá ter "em pleno funcionamento", no fim deste ano, uma valência com nove quartos para acolher doentes deslocados de outras ilhas.


Autor: Lusa/AO Online

“As obras para a requalificação da zona do chamado Pátio da Roda e dos armazéns que serviam de arrumos para os enfeites das festas do Senhor Santo Cristo, com vista à construção de nove quartos, deverão estar concluídas em setembro. E, antes do fim do ano, deverá estar tudo em pleno funcionamento", disse à agência Lusa o reitor do Santuário, Adriano Borges.

Segundo explicou o cónego, estes nove quartos destinam-se a acolher em condições "de maior conforto" os doentes deslocados de várias ilhas, que venham em tratamento, para São Miguel, "sobretudo doentes oncológicos".

O reitor do Santuário explicou ainda que se tratam de quartos duplos, permitindo assim o acolhimento também de um acompanhante.

"São muitos os doentes que vêm para São Miguel e que, após os tratamentos oncológicos, ficam durante o resto do dia num quarto de hotel ou residencial. O nosso objetivo é dar maior conforto, através de um acompanhamento espiritual e humano", sublinhou.

O cónego Adriano Borges revelou ainda que o objetivo passa por ter uma equipa de voluntários de apoio a estes doentes deslocados.

"Vamos ter uma equipa que fará este possível acompanhamento, desde à chegada ao aeroporto, até o acompanhamento ao hospital. Proporcionar passeios", explicou, acrescentando que o Santuário irá divulgar esta valência nos hospitais da região e ilhas mais pequenas.

Além da construção dos nove quartos, que se inserem na primeira fase das obras de remodelação do Convento da Esperança, no futuro serão também construídos mais quartos para o acolhimento de doentes deslocados, também na ala do Convento, nas antigas camaratas, que recebiam jovens estudantes que vinham de outras ilhas e de outras localidades distantes de Ponta Delgada, e que ficavam a residir com as Irmãs no Convento.

"O Santuário é um lugar especial, de peregrinação e de oração, mas tem um edifício enorme, o Convento da Esperança. E, uma das grandes funções do Santuário e dos Conventos é o apoio social", sublinhou à Lusa o cónego Adriano Borges.

As obras de remodelação do convento, que é património regional, incluem ainda a criação de valências para a juventude e de uma zona museológica.

"Além destes quartos para acolhimento de doentes deslocados, vamos ter também mais três espaços, um dos quais para receber jovens ou casais que queiram fazer retiros no fim de semana. Haverá ainda um espaço para serviços da Diocese e será criada uma zona museológica, que incluirá um percurso pelo convento, culminando com a visita às joias do Senhor Santo Cristo", detalhou.

O cónego Adriano Borges disse que o custo estimado das obras de remodelação de todo o convento "é de 15 milhões de euros", esperando que "uma boa parte" do valor possa ser assegurado com o "apoio de fundos públicos".