Youtube chega a acordo com o Universal Music sobre difusão de música em linha
20 de dez. de 2017, 10:29
— Lusa/AO online
Segundo
vários meios de comunicação dos EUA, a YouTube também teria chegado a
acordo com a Sony Music. Solicitado pela AFP a comentar, esta marca
recusou-se a prestar declarações, tal como a YouTube.Em maio, a YouTube já tinha concluído uma parceria com o terceiro grande operador de música, o Warner Music Group.Estes
três acordos acontecem após anos de protestos da indústria musical, que
criticava a YouTube de pagar às editoras e aos artistas apenas uma
ínfima parte das receitas obtidas com os vídeos musicais colocados em
linha na sua plataforma. Constituem
também um preâmbulo ao lançamento de um serviço de difusão musical em
linha por assinatura, esperado para o início de 2018, segundo vários
meios norte-americanos. A
plataforma já oferece o serviço YouTube Music e a oferta por assinatura
YouTube Red mas prevê, segundo a imprensa norte-americana, uma oferta
enriquecida que seria mais próxima da dos grandes operadores de
emissões, com uma melhor taxa de renumeração. O
presidente da Universal, Lucian Grainge, citado em comunicado divulgado
na terça-feira, qualificou o acordo como “importante passo em frente”,
que prevê nomeadamente “uma compensação financeira aumentada para os
serviços por assinatura e gratuito com publicidade”. Este contrato “reforça o compromisso da YouTube com a gestão dos direitos musicais na plataforma”, acrescentou. Depois
do anúncio do acordo entre a Warner e a YouTube, em maio, o presidente
da Warner, Stephen Cooper, argumentara que as margens de manobra das
editoras estavam limitadas. “Mesmo que a YouTube não tivesse as
autorizações, a nossa música estaria sempre disponível (na plataforma),
mas sem qualquer contrapartida financeira”, adiantou então. A
YouTube chega tarde a este mercado, já ultra concorrencial e dominado
pela Spotify, que reivindica 60 milhões de assinantes, à frente da Apple
Music, que garante contar com 27 milhões.