Voos com perturbações diminuem 13% no 1.º semestre nos aeroportos nacionais
22 de jul. de 2019, 12:31
— Lusa/AO online
Segundo a análise
da AirHelp, entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2019, 75% dos voos com
partida de Portugal chegaram ao destino dentro do horário previsto. Isto
significa que, nos primeiros seis meses do ano, cerca de 25% dos voos
com partida de Portugal tiveram perturbações, representando uma queda de
mais de quatro pontos percentuais, comparativamente ao período homólogo
de 2018 (29,7%).“Em grande parte, esta
melhoria pode ser explicada pela ausência de greves, as quais marcaram
negativamente 2018”, explica, em comunicado, o especialista em direitos
dos passageiros aéreos da AirHelp, Karin Herbsthofer.Relativamente aos passageiros afetados por perturbações, o número também diminuiu.De
acordo com os dados da AirHelp, em 2019, cerca de 2,8 milhões de
passageiros com partida de Portugal enfrentaram problemas relacionados
com o voo, enquanto que em 2018 foram cerca de 3,3 milhões.O
estudo revela ainda que a TAP, a Ryanair e a easyJet melhoraram o seu
desempenho, com a companhia aérea portuguesa a ter a evolução mais
assinalável (passou de 39,7% de voos com perturbações em 2018, para
28,6% em 2019).Pelo contrário, a SATA Air
Açores destacou-se pela negativa, aumentando mais de 13 pontos
percentuais os atrasos e cancelamentos (38,1% em 2019, face a 24,9% em
2018).Em relação à atividade nos
principais aeroportos do país, Lisboa e Porto apresentaram “melhorias
consideráveis” no seu desempenho no primeiro semestre do ano, com o
Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, a registar a maior variação
(diminuição de 9,4 pontos percentuais nos voos com perturbações).Em
2019, 28,1% dos voos que partiram do Aeroporto Humberto Delgado
(Lisboa) sofreram perturbações, enquanto que em 2018 tinham sido 34,9%. Pelo
contrário, o Aeroporto João Paulo II (Ponta Delgada) assinalou um
aumento considerável das perturbações, com 36,5% dos voos com
perturbações em 2019, face aos 29,9% de 2018.