Autor: LUSA/AO Online
“Vamos abrir uma
loja da Bordallo em fevereiro”, afirmou o administrador, que falava à
Lusa à margem da feira parisiense Maison & Objet, onde a Vista
Alegre apresenta a nova linha de iluminação. Sem
adiantar valores do investimento - a Vista Alegre está cotada em bolsa
-, Nuno Barra adiantou que “em princípio” a marca de porcelana e
cristal vai abrir “entre três a quatro lojas” Bordallo Pinheiro este ano
em França. Também em fevereiro, “vamos abrir em Madrid uma loja Bordallo”, acrescentou. A
marca Bordallo Pinheiro “tem tido um crescimento exponencial”,
estimando-se que em 2017 a faturação tenha atingido “mais de seis
milhões de euros”, acrescentou. Em 2009, a Bordallo Pinheiro faturava
cerca de 2,4 milhões de euros. A fábrica da Bordallo Pinheiro está a ser alvo de uma expansão, que vai aumentar a capacidade de produção em 33%. Num
investimento de sete milhões de euros, a expansão deverá estar
concluída entre agosto e setembro deste ano - a unidade fabril passa de
9.000 para 12.000 metros quadrados e aumenta de 187 para 254 o número
de trabalhadores. No primeiro trimestre, Nuno Barra espera que a unidade já tenha aumentado em 15% a sua capacidade de resposta às encomendas. Além disso, “a Bordallo vai entrar no segmento de hotelaria este ano”, acrescentou o administrador. Ainda no mercado francês, que tem um peso de 13% nas exportações, a Vista Alegre vai abrir uma unidade este ano. Sobre o desempenho deste mercado no ano passado, Nuno Barra disse que “cresceu mais de 20%”. Relativamente
à linha de iluminação lançada na feira, o administrador adiantou que se
insere na estratégia da empresa “de diversificação de produtos”. Nuno
Barra não revelou o investimento nesta nova linha, que disse tratar-se
mais de “um investimento interno”, com a aposta em “lançar uma linha de
candeeiros que fossem disruptivos”. Esta
nova linha vai ser lançada em todos os mercados onde a Vista Alegre
está presente, estimando-se que esteja disponível em Portugal no
primeiro semestre. A Vista Alegre tem presença em mais de 60 países. Sobre
a importância de estar na feira Maison & Objet, onde a marca está
presente desde 2010, Nuno Barra considerou ser “muito importante”, não
só pelos contactos que são feitos, mas também de afirmação da marca. A
seguir a esta feira, a Vista Alegre vai marcar presença em eventos
semelhantes em Frankfurt (Alemanha), São Paulo (Brasil) e Nova Iorque
(Estados Unidos). Relativamente
a Itália, que era uma das apostas da marca no ano passado, Nuno Barra
adiantou que no primeiro semestre a Bordallo Pinheiro terá novo
distribuidor. Este ano, Itália será um dos mercados de aposta da Vista Alegre e da Bordallo. “O
México é um dos mercados que continuamos a acreditar”, acrescentou,
salientando que a Vista Alegre fechou uma parceria com a Pineda Covalin,
“a marca de luxo mais conhecida na América Latina”, tendo já um produto
desenvolvido que será lançado no final de março. Sobre
a Índia, onde a empresa tem uma parceria onde detém 50%, a faturação no
ano passado “foi interessante”, afirmou, sem adiantar valores. Este
ano “vamos cobrir vários segmentos: retalho, hotelaria, decoração” e
“vamos reforçar a equipa comercial” e “abrir mais lojas em parceria”,
disse. Na China, onde tem um ‘corner’, a Vista Alegre não tem nada previsto este ano: “Não está no radar dos mercados prioritários”. Por
sua vez, o mercado da Coreia do Sul, onde o grupo tem um parceiro
local, “tem crescido muito”, quer no retalho quer na hotelaria, podendo
passar a ser uma das principais apostas externas do grupo. Questionado se admite ter lojas próprias neste mercado, Nuno Barra afirmou: “Nesta fase só se for em parceria”. Já
nos Estados Unidos, a Vista Alegre cresceu “mais na hotelaria do que no
retalho” e no Brasil a aposta este ano passa por consolidar o negócio. Ainda
em 2018, a Vista Alegre prevê abrir uma loja em Timor-Leste com um
parceiro local, depois da abertura ter estado prevista para o ano
passado. No que
respeita ao mercado português – onde conta com mais de trinta lojas -
até setembro as vendas subiram 11% e o crescimento foi “praticamente em
todos os canais”. “Este
ano vamos abrir um fevereiro um ‘showroom’ no Funchal na área da
hotelaria”, disse, adiantando que o grupo também prevê a remodelação de
lojas. Por
exemplo, o Museu Bordallo Pinheiro “vai ser todo remodelado e vai haver a
introdução de novas lojas”, acrescentou, sem adiantar valores. Sobre
as vendas de Natal, que correspondem a cerca de um terço da faturação, o
administrador disse que “correram muito bem”, quer no mercado interno
como externo. Em Moçambique, a Vista Alegre vai mudar a localização da loja em Maputo, à semelhança do que tinha feito na capital angolana. No
mercado colombiano, onde a Vista Alegre tem um diretor regional, o
negócio também registou crescimento, segundo o responsável. Nuno
Barra destacou ainda o facto de a Vista Alegre ter ganhado 17 prémios
de ‘design, o que representa “a validação de que a estratégia de
desenvolvimento de produtos vai no bom sentido”. Sobre
a possibilidade de aumentar o capital disperso em bolsa – a Vista
Alegre está cotada há 30 anos -, o administrador afirmou apenas:
“Estamos muito interessados em dispersar capital em bolsa, não sabemos
quando, nem quando”.