Visit Azores investe 2,5 ME na promoção do destino neste inverno
11 de out. de 2024, 10:16
— Carolina Moreira
A Visit Azores apresentou ontem a Estratégia de Promoção Turística do
Destino Açores para o Inverno IATA 2024/25, num investimento de 2,5
milhões de euros (ME) para “reduzir a sazonalidade” e “aumentar a
procura durante o inverno”, que já representa um aumento de 7826 lugares
nas ligações para a Região.Segundo o presidente da Visit Azores,
Luís Capdeville Botelho, das 13 companhias aéreas a operar para os
Açores, com 32 rotas, seis já terão voos para a próxima época baixa,
incluindo a Edelweiss, a Lufthansa, a Smartwings, a Transavia, a Azores
Airlines e a TAP Air Portugal, verificando-se um aumento de 7826
lugares.Quanto à Azores Airlines, manterá as ligações internacionais
a Nova Iorque, Boston, Montreal, Toronto, Barcelona e Paris e vai voar,
pela primeira vez na época baixa, para Milão, Faro e Nova Iorque a
partir da ilha Terceira.Na apresentação, que decorreu na sede da
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas em Ponta
Delgada, a governante Berta Cabral salientou que o objetivo é “potenciar
o alargamento progressivo das operações aéreas”.“Temos 13
companhias com 32 rotas. Queremos que essas rotas comecem a alargar para
o inverno. Isso é um processo. Alarga primeiro para os meses de março e
novembro, depois vai alargando o máximo possível”, afirmou na
apresentação, que também contou com a presença da diretora regional do
Turismo, Rosa Costa.Na ocasião, a secretária regional considerou ser
“impossível acabar com a sazonalidade” nos Açores, mas garantiu que o
Governo Regional está a trabalhar para “equilibrar a procura turística
ao longo de todo o ano”.“Temos condições para oferecer produtos todo
o ano. O tipo de produto turístico que oferecemos está relacionado,
normalmente, com a natureza, a aventura e questões relacionadas com o
meio ambiente”, salientou.Na apresentação da Visit Azores, Luís
Capdeville Botelho adiantou ainda que a promoção turística no próximo
Inverno IATA recai sobre incentivos a operadores turísticos e agências
de viagens online nos mercados emissores com rotas diretas durante o
inverno e com rotas indiretas com escala em Lisboa (Alemanha e Suíça).Está
ainda prevista uma abordagem internacional direta a mercados
estratégicos como os EUA, a França, Espanha, Itália e Alemanha, e para o
mercado nacional foram criadas duas campanhas com as empresas Abreu e
Pingo Doce e ainda com a Bestravel.Os eventos serão também
essenciais na nova estratégia de promoção do destino Açores neste
inverno, sendo disso exemplo o Fórum Europeu de Agências de Viagens, que
vai decorrer em outubro na Terceira, e o congresso da Associação de
Agências de Viagens do Canadá, agendado para novembro em São Miguel e na
Terceira.O encontro regional de turismo vai passar a chamar-se
Azores Tourism Summit, encontrando-se agendado já para o próximo mês de
novembro em São Miguel, onde será apresentado um estudo sobre o retorno
económico da aposta no Turismo nos Açores nos últimos anos, adiantou
Berta Cabral.Em esclarecimentos aos jornalistas, a governante
rejeitou que o planeamento turístico apresentado tenha sido afetado
pelos processos de privatização da Azores Airlines e da TAP.Quando
questionada, Berta Cabral frisou que “a SATA e a TAP continuarão a
existir e continuarão a ser companhias que vão fazer essas rotas porque
têm raízes nesta região e a primazia na ligação da região ao exterior.
Isso é um ativo que nenhuma delas vai querer perder”.Sobre a
Ryanair, a secretária regional assinalou que não foram encetadas novas
negociações, já que o acordo firmado no ano passado, e que prevê quatro
voos semanais entre o continente e as ilhas de São Miguel e Terceira no
inverno, é “válido por dois anos”.“O mercado teve a sua resposta
através de outras companhias. Se a Ryanair tivesse tido interesse em
aumentar, ela é que teria tido o interesse e contactaria a região”,
considerou em resposta aos jornalistas.