Verstappen regressa às vitórias no Qatar e título de construtores fica adiado
2 de dez. de 2024, 10:49
— Lusa/AO Online
Max
Verstappen, que se sagrara campeão na corrida anterior, cumpriu as 57
voltas com o tempo de 1:31.05,323 horas, batendo o monegasco Charles
Leclerc (Ferrari) por 6,031 segundos, com o australiano Oscar Piastri
(McLaren) na terceira posição, a 6,819.“Não
foi necessário andar desnecessariamente devagar. O karma é uma coisa
maravilhosa”, dizia o engenheiro de Verstappen ao piloto neerlandês,
pela rádio, mal terminou uma corrida que ficou marcada por diversas
sanções.A primeira delas aconteceu ainda
no sábado, quando o piloto da Red Bull perdeu a ‘pole position’ por ter
atrapalhado Russell durante a volta de preparação. Essa foi a
justificação dos comissários, que não convenceu o novo tetracampeão
mundial, que chegou a acusar o piloto britânico de ter acelerado para
forçar a penalização e, no final, disse mesmo que Russel é “uma má
pessoa”.Saindo do segundo lugar da grelha
(trocou com o britânico da Mercedes devido à penalização de um lugar)
foi mais forte no ombro a ombro da primeira curva, arrastando consigo o
britânico Lando Norris (McLaren), que também passou Russell.O
português Rui Marques, que esteve pela primeira vez como diretor de
corrida em Las Vegas, teve trabalho árduo desde a primeira curva, devido
a um acidente envolvendo o francês Esteban Ocon (Alpine), o argentino
Franco Colapinto (Williams) e o alemão Nico Hulkenberg (Haas).O ‘safety car’ entrou em pista para permitir limpar os destroços e por lá ficou até à volta número quatro.No
reatamento, Max Verstappen resistiu à pressão de Lando Norris e cavou
uma distância de segurança, em torno dos dois segundos, que manteve ao
longo do primeiro turno de pneus.Entretanto, Oscar Piastri chegou ao terceiro lugar, o que encaminhava o título de construtores para a McLaren.Mas,
na volta 36, o ‘safety car’ foi chamado novamente à ação, devido a
detritos que estavam em pista e que terão provocado furos a Carlos Sainz
e Lewis Hamilton, que se arrastaram até às boxes.Os
dois primeiros, que ainda não tinham parado, aproveitaram para ir às
boxes trocar de pneus, deixando os médios e saindo com os duros
montados.A corrida foi retomada na volta
40, com Norris a quase surpreender Verstappen, que teve de se defender
de forma mais musculada, com um ombro a ombro que obrigou o britânico a
levantar o pé. Mas Sérgio Pérez (Red Bull) e Nico Hulkenberg acidentaram-se e ficaram fora de prova, obrigando ao ‘safety car’ virtual.Lando
Norris não abrandou durante as bandeiras amarelas e acabou penalizado
num ‘stop and go’ [paragem nas boxes] de 10 segundos que lhe custou o
segundo lugar e o título de construtores à McLaren. Terminou em 10.º.Leclerc herdou a segunda posição e Piastri acabou em terceiro.Carlos
Sainz, devido ao furo, terminou apenas em sexto (poderia ter sido
quarto) pelo que a Ferrari recuperou pontos à equipa britânica, partindo
para Abu Dhabi, que no próximo fim de semana acolhe a última ronda do
ano, a 21 pontos da McLaren.“Sabíamos que a
pista favorecia a McLaren mas conseguimos tirar-lhes pontos. Foi uma
pena o que aconteceu ao Carlos. [A última corrida] vai ser apertada mas é
excitante. Os 21 pontos são uma distância grande mas tudo é possível”,
anteviu Charles Leclerc.Para Verstappen, este triunfo, o 63.º da carreira, nono da temporada em 23 corridas disputadas, foi saboroso.“Foi
muito divertido. Esta pista tem muita tração e os pneus este ano estão a
aguentar-se. Já há algum tempo que não éramos tão competitivos no piso
seco”, frisou Verstappen, que vencera no Brasil, há duas corridas, mas
debaixo de chuva.A última vitória a seco acontecera em Espanha, na 10.ª ronda.Agora,
falta apenas Abu Dhabi, com os dois contendores ao título de
construtores separados por 21 pontos, quando estão 44 em disputa.