Vento forte e agitação no mar provocam estragos
O vento forte e a agitação marítima provocaram nas últimas horas estragos em várias ilhas do arquipélago dos Açores, que tem sido assolado pelo mau tempo há vários dias.

Autor: Lusa/AO Online

O incidente mais grave, segundo um balanço feito esta noite pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros, ocorreu na freguesia de S. Mateus, no concelho de Angra do Heroísmo, na Terceira, onde o mar derrubou o muro de protecção da orla costeira e “inundou algumas habitações”.

Ainda nesta freguesia, a destruição deste muro de protecção obrigou ao corte da circulação na estrada junto ao mar.

Em S. Miguel, a queda de árvores originou o corte ao trânsito do troço entre o Miradouro do Lombo Gordo, no concelho de Nordeste, e Água Retorta, no concelho da Povoação.

Devido a este corte, a ligação rodoviária entre Nordeste e Povoação é feita através da Salga, Burguete e Furnas.

Ainda em S. Miguel, no concelho da Lagoa, a circulação deve ser feita com cuidado, devido aos materiais atirados pelo mar para a via.

No Pico, foi também cortada ao trânsito a estrada na zona da Areia Larga, no concelho da Madalena, devido à quantidade de materiais trazidos pelo mar.

O mais recente aviso de mau tempo indicava que o arquipélago vai continuar a ser afectado pelo mau tempo, especialmente vento forte, com rajadas que poderão atingir 100 quilómetros por hora, até ao princípio da tarde de segunda-feira.

O aviso, emitido ao fim da tarde de domingo, apontava ainda para chuvas intensas e trovoadas dispersas, além de agitação marítima com ondas que poderão atingir seis metros.