Venda de produtos para fora da Região e investimento externo aumentam nos Açores, diz Sérgio Ávila
23 de mai. de 2018, 17:59
— Açoriano Oriental
Sérgio Ávila falava em Ponta Delgada num encontro com empresários das Canárias e adiantou que nos
Açores, depois de, em 2017, a balança externa ter melhorado o seu
saldo em 34%, no primeiro trimestre deste ano houve um acréscimo de
melhoria do nosso saldo da balança comercial de mais 45%”,
comparativamente ao mesmo período do ano passado.O
titular da pasta da Competitividade Empresarial acrescentou que, se se
associar a esta significativa evolução o crescimento de 22% registado no
último ano por parte das empresas aderentes da Marca Açores e a subida
de vendas dos principais setores com capacidade exportadora, comprova-se
que a Região está “a crescer muito em termos da melhoria da balança
comercial”.
Segundo o detentor da pasta da competitividade empresarial, o comércio com o
exterior registou no primeiro trimestre deste ano aumentos de 3,1% na
venda de produtos lácteos, de 16,4% na venda de conservas, de 5,2% na
venda de peixe e de 11,2% na venda de carne bovina, face aos primeiros
três meses do ano passado.
Para
o governante, esta evolução registada não esgota a capacidade e o
potencial de crescimento exportador da Região, salientando, que há mercados a
conquistar.
Para
potenciar este objetivo, o Vice-Presidente salientou ainda que, através
do sistema de incentivos à internacionalização, foi criado um apoio de
até 90 por cento dos custos com o envio de produtos regionais até ao
destino final.
Além
de mais esta oportunidade para estabelecer novos negócios que
representa a visita de empresários das Canárias aos Açores, Sérgio Ávila
acrescentou que esta missão também apresenta a possibilidade de
captar ainda mais investimento externo para a Região.A
missão empresarial Açores-Canárias, que se realiza até 26 de maio,
envolve uma dezena de empresários e surge no âmbito da estratégia de
fomento à exportação na sequência da
visita, em setembro de 2017, do Presidente do Governo das Canárias,
Fernando Clavijo Batlle, aos Açores.
Esta missão
empresarial inclui visitas a empresas locais, visando conhecer 'in
loco' a origem dos produtos e os seus métodos de produção e fabrico, bem
como a realização de reuniões B2B (business to business), ou seja,
reuniões presenciais, com representantes de cerca de três dezenas de
empresas de várias ilhas dos Açores.