s
Vasco Matos considera vitória “justíssima”

O treinador do Santa Clara considerou a vitória sobre o Famalicão “justíssima”, admitindo que a vantagem “encarnada” devia ter sido mais dilatada


Autor: André Medina

Vasco Matos considerou “justíssima” a vitória do Santa Clara sobre o Famalicão, por 2-1, em duelo da 33.ª e penúltima jornada da ILiga, reconhecendo que a vantagem açoriana deveria ter sido mais dilatada.

“Uma vitória justíssima da minha equipa. Nos primeiros 15 minutos, podíamos ter chegado ao segundo e ao terceiro golos. Acho que era justo por aquilo que fizemos, pela qualidade do nosso jogo. Conseguimos desmontar muito bem a equipa do Famalicão. Muito mérito nosso, mas também o facto de eles estarem com os “timings” errados e mal posicionados ajudou-nos imenso. Fomos criando soluções claras de golo”, afirmou o técnico dos “encarnados” dePonta Delgada.

No entanto, e apesar de regressar dos balneários em vantagem no marcador (1-0) e no número de unidades em campo (o avançado Sejk foi expulso aos 45+1 minutos), os açorianos não conseguiram criar o mesmo volume de oportunidades de golo, acabando mesmo por ceder o empate, aos 59’, num lance finalizado por GustavoSá.

Na conferência de imprensa após a final da partida, Vasco Matos reconheceu que a sua equipa sentiu mais algumas dificuldades, acabando por sofrer com a “qualidade individual” da formação famalicense.

“Na segunda parte, baixámos um bocadinho. Não conseguimos saltar na pressão como queríamos. Não conseguimos desmontar a nossa linha de cinco. O Famalicão, muito mais pela qualidade individual dos seus jogadores, conseguiu chegar ao empate”, reconheceu.

Aos 81’, Wendel Silva, que foi titular pela primeira vez desde que ingressou no Santa Clara, em janeiro, apontou o segundo golo da conta pessoal, numa exibição que deixou o técnico de 44 anos muito “contente”.

“Depende sempre mais deles do que de nós. As oportunidades estão aí. Esta equipa tem uma identidade muito forte e por vezes quem chega tem dificuldade em entrar, porque há uma identidade muito vincada, mas claro que estamos muito contentes pela exibição do Wendel e de todo o grupo. Tenho de realçar é o coletivo e vamos para a última jornada com essa energia”, frisou Matos.

Numa época de muitos recordes, o Santa Clara atingiu mais duas metes na partida que marcou a despedida do Estádio de São Miguel esta temporada.

Face ao triunfo ante o Famalicão (o 16.º no campeonato), o Santa Clara chegou aos 54 pontos e igualou o melhor registo de pontos de uma equipa recém-promovida à I Liga, marca obtida precisamente pelo Famalicão, na época 2019/20.

Além disso, os açorianos somaram a 10.ª vitória caseira no campeonato e estabeleceram o melhor registo pontual deste século no Estádio de São Miguel (32 pontos), superando os 30 alcançados na época 2021/22.