Vasco Cordeiro diz ser "mais importante do que nunca" vitória socialista
O candidato do PS/Açores à presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, defendeu hoje ser "mais importante do que nunca" uma vitória socialista, que espera que seja "esmagadora", nas eleições regionais de outubro

Autor: LUSA / Ao online

"Está perto uma esmagadora vitória do PS", afirmou Vasco Cordeiro, num comício no Pinhal da Paz, nos arredores de Ponta Delgada, que visou assinalar a 'rentrée' política dos socialistas nos Açores.

"É essencial a vitória do PS, para que não tenhamos nos Açores a mesma desgraça que se vive no continente e na Madeira", frisou o candidato socialista.

O desafio da criação de emprego, a reorientação do setor da construção civil, uma aposta reforçada na educação, na formação e no empreendedorismo e a manutenção dos apoios sociais regionais foram alguns dos aspetos referidos por Vasco Cordeiro na sua intervenção, em que também deixou um apelo aos jovens para que "acreditem nos Açores".

O candidato do PS/Açores criticou os sociais-democratas por pretenderem "pôr nas mãos do Governo da República" setores importantes, como a saúde.

"Há quem defenda um pedido de resgate da saúde ao Governo da República. Isso é abrir as portas a toda a austeridade que se vê no continente e na Madeira", afirmou.

Por outro lado, reafirmou a necessidade de ser reduzido o preço das ligações aéreas do arquipélago com o território continental, mas defendeu que isso não pode ser conseguido "sobrecarregando os açorianos com mais esta despesa".

"Os açorianos não são portugueses de segunda. Se o Governo da República paga as ligações entre a Madeira e o continente, não há razão nenhuma para que não pague as ligações entre os Açores e o continente".

No seu discurso, Vasco Cordeiro criticou ainda as medidas de austeridade anunciadas pelo primeiro-ministro, salientando que "o caminho não é este e já todos perceberam, menos o PSD, que corremos o sério risco de não morrer da doença, mas da cura".

Por seu lado, Carlos César, presidente do PS/Açores, frisou que "lutar pelos Açores vale sempre a pena", manifestando "orgulho" no trabalho desenvolvido pelos executivos regionais socialistas a que presidiu ao longo dos últimos 16 anos, "sem o qual, os efeitos da crise seriam bem piores".

"Tal como salvamos dos Açores da bancarrota em 1996, quando Berta Cabral [líder regional do PSD] era secretária regional das Finanças, vamos continuar no governo para defender as finanças dos Açores e a autonomia regional", afirmou Carlos César.