Vasco Cordeiro diz confiar na administração da SATA para alcançar objetivos de 2019

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, declarou esta quarta-feira ter confiança no conselho de administração da SATA no cumprimento dos objetivos financeiros para este ano, que passam pela redução dos prejuízos anuais para metade.


Autor: Lusa/AO Online

"Temos confiança que o conselho de administração conseguirá alcançar esses objetivos e temos, em relação ao primeiro trimestre deste ano, alguns indicadores que nos animam nessa confiança", declarou o governante na Assembleia Legislativa dos Açores, num debate de urgência, pedido pelo CDS-PP, a propósito das contas da SATA.

Nos primeiros três meses de 2019, prosseguiu Vasco Cordeiro, houve uma "poupança de 20% no consumo de combustível" dos aviões, um aumento de passageiros na ordem dos 8,5%, e é de estimar, até final do ano, um crescimento das receitas de 8%.

"São dados e indicadores que nos permitem menorizar o sentido do desafio que temos à frente? Não. Mas são indicadores que vão no bom sentido", concretizou.

O grupo SATA fechou 2018 com um prejuízo de 53,3 milhões de euros, um agravamento de 12,3 milhões face ao ano de 2017, sendo que o conselho de administração, presidido por António Teixeira, afiançou já querer fechar 2019 com prejuízos de metade dos verificados em 2018, na casa, portanto, dos 27 milhões de euros.

A pesar no resultado estiveram as perdas da Azores Airlines - que opera de e para fora do arquipélago -, que registou um prejuízo de 52,93 milhões de euros.

A juntar a este indicador há ainda o resultado líquido negativo de 2,58 milhões de euros da SATA Air Açores, que assegura os voos nas nove ilhas dos Açores.