Várzea assinala devoção com mais de 300 anos no fim do mês
A Várzea vai celebrar a sua tradicional festa dedicada a Jesus, Maria e José entre os próximos dias 24 e 28 de julho, numa devoção às três figuras da Sagrada Família que é rara nos Açores e tem mais de 300 anos neste lugar da freguesia dos Ginetes, na costa sul do Concelho de Ponta Delgada.

Autor: Rui Jorge Cabral
Segundo afirma em comunicado à imprensa o presidente da Junta de Freguesia dos Ginetes, João Paulo Medeiros, “os paroquianos são muito participativos” nesta celebração da Várzea, com os preparativos para a festa a começarem semanas antes. “O centro do lugar histórico é iluminado, a fachada da igreja fica reluzente e ao serão o arraial é um ponto de encontro entre a população e os forasteiros”, refere ainda João Paulo Medeiros. 
O dia grande da festa é o domingo, dia da procissão com o seu original andor dos ‘três padroeiros’ e que este ano é no dia 27 de julho. As ruas enchem-se de pessoas que, a meio da tarde, começam a decorar os caminhos da localidade com artísticos tapetes de flores e aparas de madeira de todas as cores. As festas encerram com a tradicional bênção e consagração das famílias, ao som do hino de Jesus, Maria e José, cantado pelo Grupo Coral da Igreja, à meia-noite, acompanhada de fogo de artifício.