Na Lagoa dia 18 de janeiro
V Fórum Regional da Rede de Autarquias Participativas

A Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com a Rede de Autarquias Participativas - RAP, realiza no dia 18 de janeiro, a partir das 9 horas, o V Fórum Regional da Rede de Autarquias Participativas, no Cineteatro Lagoense Francisco D´Amaral Almeida.




Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O fórum contará com a participação de vários municípios nacionais e locais que integram a RAP, num encontro que pretende ser um “espaço de partilha de experiências entre as autarquias comprometidas com o desenvolvimento e implementação de uma democracia mais participativa”, refere nota de imprensa.


À semelhança dos anos anteriores, este evento irá criar espaços de reflexão sobre temas relacionados com a democracia e participação cidadã ativa, envolvendo, igualmente, os eleitos e técnicos, numa troca de experiências.


Desta forma, a mesa de abertura contará com a participação de Cristina Calisto, presidente da Câmara Municipal de Lagoa; José Manuel Ribeiro, presidente da Rede de Autarquias Participativas, sendo presidida por Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores.


O tema “Orçamentos Participativos de escala regional e em contexto insular”, será abordado pelos oradores, Ana Laranjeira do Governo Regional dos Açores, e pelo Consultor do Banco Mundial, Nelson Dias, que irá falar sobre o Orçamento Participativo de Sakhalin, na Rússia.


Por seu turno, Isabel Xavier, chefe de divisão da Câmara Municipal de Cascais e Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente, irão abordar o tema “Fidelizar Práticas de Cidadania Ativa”.


Participarão ainda Albertina Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Lagoa; José Manuel Bolieiro, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada; Ester Pinto Pereira, vereadora da Câmara Municipal da Horta e Leonor Batista, vereadora da Câmara Municipal da Vila do Porto, da ilha de Santa Maria.


Para finalizar o Fórum, todos os participantes terão a oportunidade de visitar a “Casa da Água”, obra efetuada em 2016, através do Orçamento Participativo Jovem de Lagoa.

Os interessados em participar no V Fórum Regional da Rede de Autarquias Participativas deverão efetuar a sua inscrição através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQdFhvMfCdZzTTe7tOwznr3jvMBQ_O3GYiZh9X4hAvltSUYg/viewform