Uniqueijo está a reduzir problema de escoamento do queijo São Jorge
9 de out. de 2017, 11:06
— Lusa/AO Online
“As encomendas desde o início de setembro têm vindo a
aumentar e ainda vão aumentar mais. Até ao final do ano, temos já
acertada a saída de quatro contentores por semana só para Lisboa, o que
vai fazer com que o número de queijos em ‘stock’ vá diminuir”, revelou
António Aguiar, sem precisar quantidades.Desde 2016 que as
cooperativas de São Jorge, ilha onde hoje o Governo Regional inicia uma
visita estatutária, lidam com dificuldades de escoamento do produto,
tendo chegado a ter mais de 1.000 toneladas de queijo em armazém.Uma
das cooperativas de São Jorge, a Finisterra, chegou mesmo a impor
limitações na entrega de leite, devido às dificuldades de escoamento de
queijo, mas António Aguiar, que é também presidente desta cooperativa,
admitiu levar à assembleia de sócios a possibilidade de reverter a
situação.A Lactaçores, que comercializa produtos de várias
cooperativas dos Açores, vai lançar no final deste ano uma campanha de
promoção do queijo São Jorge no mercado nacional, o que para António
Aguiar poderá ser um contributo importante para resolver o problema de
escoamento do produto.“Passámos aqui um ano e meio bastante
complicado, mas as coisas começam agora a ter outro andamento”,
declarou, acreditando que esta campanha “vai também alavancar as
vendas”, pois “há muita gente que não conhece o queijo São Jorge, só
conhece o queijo ilha”.A campanha, que vai promover o queijo São
Jorge com Denominação de Origem Protegida (DOP), deverá arrancar em
dezembro, coincidindo com a época de Natal, em que se regista um maior
consumo.Segundo Nailah Tayob, responsável pela campanha, apesar
de ser um produto premiado pela sua qualidade, o queijo São Jorge ainda é
pouco conhecido em Portugal.“O queijo São Jorge é um queijo que
tem marca e tem história, é um queijo que é reconhecido com prémios, não
só nacionais, como internacionais, e é do nosso interesse promover este
queijo explicitamente por ser um queijo diferenciador e por ser DOP”,
frisou.Além do reforço de vendas a nível nacional, a Uniqueijo
espera também aumentar as exportações e conquistar novos mercados, como a
Arábia Saudita. “Estamos a acertar os rótulos, porque é um
mercado difícil, mas as coisas estão bem encaminhadas e estamos a dar os
últimos acertos para conseguir enviar queijo para aquele mercado”,
disse António Aguiar.O tratado comercial entre a União Europeia e o Canadá (CETA) poderá também representar uma oportunidade para a Uniqueijo.“Aquele
mercado podia consumir o dobro do queijo que enviamos, não o consegue
fazer por limitação de quotas”, frisou o presidente da união de
cooperativas, acrescentando que há também contactos com o Estados Unidos
e vários países da Europa.