UAc recebeu 81 candidaturas aos mestrados de ensino

Curso de História foi o mais procurado, com 33 candidaturas. Ensino de Português e Inglês do 2.º ciclo teve apenas 14 interessados para 16 vagas



Autor: Nuno Martins Neves

A Universidade dos Açores (UAc) recebeu 81 candidaturas aos quatro mestrados de ensino, cujas inscrições terminaram no domingo, dia 6 de novembro, segundo revelou ao Açoriano Oriental a vice-reitora Suzana Caldeira.

Um número que corresponde a 90% dos interessados que fizeram a prova de acesso, em julho, e que, para a vice-reitora, “é um bom número, tendo em conta o compasso de espera que tivemos de fazer por questões formais e externos à universidade, que pode ter tido alguma influência”.

De recordar que alguns dos alunos que realizaram o exame de acesso em julho queixaram-se da morosidade no anúncio da abertura dos mestrados, situação que a academia atribuiu a processos externos à UAc, nomeadamente a acreditação na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e registo na Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Dos quatro mestrados na área de formação de professores, o de Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário foi o que mais candidaturas reuniu (33), enquanto que o curso de Ensino dePortuguês e Inglês do 2.º Ciclo do Ensino Básico foi o único a não preencher a totalidade das vagas disponíveis (16), com apenas 14 pessoas interessadas.

Com o processo de candidaturas fechado, a academia açoriana encontra-se na fase de validação das mesmas, tendo já validado 45 candidaturas. Segue-se a fase de seleção e seriação, com a UAc apontando para a publicação das listas finais “até sábado, dia 11 de novembro”, disse Suzana Caldeira.

Os quatro mestrados que a UAc (além dos já referidos, o Ensino de Informática e o Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundária) contam com 16 vagas cada um. A possibilidade de abertura de mais vagas depende, explica a vice-reitora, da matrícula efetiva por parte dos candidatos e da autorização da A3ES e da DGES.