UAc arranca com projeto de prevenção do abandono escolar
12 de fev. de 2024, 08:26
— Ana Carvalho Melo
A Universidade dos Açores (UAc) iniciou este mês o Programa de Promoção
de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, um projeto
promovido pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e financiado no
âmbito do PRR. Com um financiamento de 200 mil euros, este programa
será desenvolvido em torno de três eixos de ação: Acolhimento e
Integração dos estudantes; Desenvolvimento de metodologias promotoras de
aprendizagens ativas, e Saúde e bem-estar.Para a operacionalização
destes eixos, a academia irá dinamizar atividades que melhorem as
condições de estudo e o acolhimento dos novos estudantes, sendo
facilitadores do seu sucesso. “Pretende-se apostar na dimensão
pedagógica e didática, alargando e aprofundando os contextos de formação
do pessoal docente e convocando as novas tecnologias nos processos de
ensino”, revelou ao Açoriano Oriental o vice-reitor para Estudantes,
Bem-estar e Comunicação Institucional, Adolfo Fialho. “Pretende-se
igualmente desenvolver um conjunto de atividades de aproximação aos
estudantes, desde a sua entrada na Universidade, através da organização
de um conjunto de eventos de natureza cultural e recreativa, com o
objetivo de promover o convívio e potenciar o seu bem-estar”,
acrescentou.Atualmente, a Universidade dos Açores aguarda também, no
âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a aprovação do
projeto para “Promoção da Saúde Mental dos Estudantes no Ensino
Superior”, também num valor global de 200 mil euros. Este projeto,
promovido pela DGES, visa a implementação de projetos na área de saúde
mental e bem-estar, apoiando a criação de uma resposta adequada às
crescentes solicitações da comunidade académica nas áreas de
desenvolvimento pessoal e que pretende também reforçar as respostas
existentes de promoção da saúde mental.Ainda no âmbito do PRR, em
janeiro, a UAc submeteu quatro manifestações de interesse ao Programa
Impulso Mais Digital. Um dos projetos, submetido no âmbito da submedida
“Reforço das Competências Digitais”, é o projeto Digital Sul + Ilhas, em
consórcio com as Universidades do Algarve, Évora, Madeira, Nova de
Lisboa e o Instituto Universitário Egas Moniz, que tem em vista o
desenvolvimento de competências digitais de estudantes não STEAM
(Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) da UAc, a
disponibilização à comunidade de três pós-graduações na área e o reforço
e atualização de equipamentos digitais ao serviço da formação na UAc.Outra
candidatura está relacionada com o projeto de criação de um Centro de
Excelência em Inovação Pedagógica, no âmbito da submedida “Inovação e
Modernização Pedagógica no Ensino Superior”, em consórcio com as
Universidades Nova de Lisboa, Évora, Algarve e Madeira, com os
Institutos Politécnicos de Beja, Portalegre e Setúbal, e com o Instituto
Universitário Egas Moniz. A prioridade da UAc, no contexto desta
candidatura, consiste no reforço da qualidade e do sucesso do ensino e
aprendizagem tendo por base dois pilares estratégicos: a capacitação
pedagógica e o desenvolvimento profissional docente, através da
formação, do desenvolvimento de comunidades de práticas, da criação e
disponibilização de recursos digitais, e da renovação e modernização de
instalações e equipamentos de apoio às atividades formativas nos três
polos. Também integram as manifestações de interesse submetidas os
projetos INNOV2CARE, no âmbito da submedida “Reforma e Modernização da
Medicina”, em parceria com as Universidades de Coimbra e da Beira
Interior, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e os Institutos
Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viseu, e o projeto
Agro@TecVerde, no âmbito da submedida “Reforma e Modernização das
Ciências Agrárias”, em consórcio com as Universidades de Trás-os-Montes e
Alto Douro e do Porto e os Institutos Politécnicos de Bragança e de
Viana do Castelo. A academia açoriana tem ainda em curso o projeto
“Living the Future Academy”, liderado pela Universidade de Coimbra (UC),
que dinamiza cursos de formação de curta duração orientados para a
preparação de pessoas, organizações e territórios para a implementação
de decisões inteligentes, de forma sustentável e estratégica, inspirando
a mudança paradigmática necessária à liderança cooperativa e à
transição para uma Sociedade 5.0. UAc integra projeto para potenciar atividades ao ar livreA
UAc iniciou em janeiro o projeto internacional “OUT-DOOR”. Financiado
em 400 mil euros pelo Programa Erasmus+, este projeto integra para além
da Universidade dos Açores, a Lodz University of Technology (Polónia),
instituição coordenadora, a Universidade de Salento (Itália), a
Universidade Técnica de Kaunas (Lituânia), a Universidade de Vigo e a
empresa de formação Femxa (Espanha). Este projeto de inovação
pedagógica, que decorrerá até novembro de 2026, visa facilitar a
transição entre a educação formal e um mercado de trabalho em rápida e
constante mudança. Nesse sentido, será implementado um programa de
formação baseado em metodologias de aprendizagem ao ar livre, para
docentes e estudantes, que culminará com um summer camp na Universidade
dos Açores. Ainda esta semana, a UAc submeteu, em consórcio com mais
12 universidades europeias, uma candidatura ao programa Erasmus+, com o
objetivo de constituir formalmente a EUNICoast – “European University
of Islands, Ports and Coastal Territories” para a criação de uma Aliança
de Universidades Europeias de Territórios Insulares, Portuários e
Costeiros. A candidatura associada a este consórcio liderado pela
Universidade de Le Havre Normandie (França) está orçamentada em cerca de
14 milhões de euros, e visa promover, entre outras atividades, o
desenvolvimento regional e a especialização inteligente em cada uma das
regiões EUNICoast; a mobilidade de estudantes, staff académico e staff
técnico entre os membros do consórcio; a oferta letiva conjunta graduada
e pós-graduada (incluindo cursos intensivos de especialização); e a
candidatura conjunta a projetos de investigação, desenvolvimento,
inovação e de transferência de conhecimento.