Turquia ameaça com represálias empresas que explorem gás na costa do Chipre
A Turquia ameaçou hoje excluir dos seus futuros projetos em matéria de energia as companhias petrolíferas que se envolvam na exploração de gás nas águas territoriais do Chipre.

Autor: Lusa / AO online

 

“Como nós lhes repetimos em várias ocasiões (…), as empresas que cooperem com as autoridades cipriotas gregas serão excluídas de futuros projetos turcos e matérias de energia”, afirmou hoje o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Ahmet Davutoglu, em comunicado.

O chefe da diplomacia turca apelou para que as empresas e as autoridades do seu país “atuem com ponderação” e se retirem destes projetos de exploração em águas que a Turquia disputa com Chipre.

O Chipre anunciou esta terça-feira ter concedido quatro licenças de exploração de gás, duas a um consórcio liderado pelos italianos da ENI e pelos sul-coreanos Kogas, uma outra licença ao grupo francês Total e ainda uma última a um consórcio composto pela Total e pelos russos da Novatec.

Segundo o ministro cipriota do Comércio, Neoclis Sylikiotis, as negociações sobre os detalhes das licenças deverão terminar em 2013. No total, o governo do Chipre deverá atribuir licenças de exploração para 12 blocos.

A Turquia tem-se manifestado completamente contra as várias explorações de gás nestas águas pelo governo cipriota (que não reconhece), qualificando-as de ilegais.

Na sexta-feira, o ministro turco da Energia, Taner Yildiz, tinha colocado em causa especialmente a empresa italiana ENI. “Nós iremos reconsiderar os seus investimentos na Turquia se a ENI não deixar” os projetos de exploração ao Chipre, indicou o governante.

As medidas foram consideradas “unilaterais e provocativas” e ainda inaceitáveis, de acordo com o ministro da Energia.