s
Turistas podem regressar a Lassa a partir de Maio
Os turistas estrangeiros poderão visitar, de novo, a partir de 1 de Maio, a capital do Tibete, Lassa, cujo acesso esteve interdito desde 14 de Março devido aos confrontos, indicaram as autoridades locais.

Autor: Lusa / AO online
“O comité do Partido do Tibete decidiu quarta-feira que Lassa seria aberta aos turistas a partir de 1 de Maio, para os turistas chineses e estrangeiros”, declarou um responsável do Gabinete de Turismo de Lassa.

    O Tibete foi encerrado aos turistas na sequência das violentas manifestações que se realizaram em Lassa a 14 de Março e que depois se estenderam a regiões vizinhas.

    As autoridades obrigaram a maioria dos estrangeiros a abandonar o Tibete, incluindo trabalhadores de organizações humanitárias e trabalhadores do sector do turismo.

    As autoridades locais também tinham ordenado às agências para não pedirem mais licenças de viagem, obrigatórias para os turistas que se querem deslocar ao “Tecto do Mundo”.

    O palácio de Potala, residência do Dalai Lama em Lassa antes de este se ter exilado na Índia em 1959 e local de visita obrigatória para os turistas e de culto para os fiéis, reabriu na semana passada.

    Como previsto, a entrada em funcionamento há cerca de dois anos de um comboio até Lassa multiplicou as viagens. Segundo as estatísticas oficiais, quatro milhões de viajantes deslocaram-se à região no ano passado, ou seja, mais 60,4 por cento que em 2006.

    Em 2007, o turismo representou mais de 14 por cento do Produto Interno Bruto do Tibete, ao atingir 668 milhões de dólares, mais 75 por cento que em 2006.

    Antes dos confrontos do mês passado, as autoridades locais previam para este ano um aumento de 24 por cento do volume de negócios do turismo e mais de cinco milhões de visitantes.